Fortunati quer a volta de escolas de turno integral para comunidades carentes
Publicação:
O Secretário Estadual da Educação, José Fortunati, esteve nesta terça-feira no município de Canela, visitando a Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, um dos únicos estabelecimentos de ensino em turno integral no Estado. A escola foi criada no governo de Alceu Collares (1991/1994) e permanece em funcionamento devido à persistência da comunidade local.
De acordo com o secretário, a escola é uma referência para a reestruturação do ensino de turno integral no Rio Grande do Sul. Segundo Fortunati, a escola de turno integral, que estimula a potencialidade dos alunos com atividades lúdicas, como música, teatro, esportes e artes plásticas, irá retornar gradualmente nas comunidades carentes, cujos alunos têm maior dificuldade de acesso às atividades complementares, iniciando pela retomada do turno integral. Isso ocorrerá, segundo o secretário, preferencialmente nas 24 escolas que tiveram esse sistema implantado no governo Collares. "O exemplo da escola Neusa Mari nos mostra como uma parceria entre a comunidade escolar, o Estado e o município pode reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida no local onde é implantada", disse o secretário, lembrando a queda na taxa de criminalidade na região da escola desde que o turno integral iniciou. Disse ainda que, esta escola de Canela tem 1.200 alunos e nenhum vidro quebrado. "A escola dispõe de várias atividades comunitárias, inclusive a piscina que é aberta a famílias de alunos e de ex-alunos", observou Fortunati.
O prefeito de Canela, José Vellinho Pinto, acompanhou o secretário durante a visita à escola. Além dele, os secretários municipais da Educação, Gilberto Tegner; do Desenvolvimento Econômico, Rudimar Anghinoni e da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Berenice Felippetti, estiveram presentes.