Formação docente pauta reunião dos secretários estaduais de Educação em Florianópolis
Publicação:

A formação de professores coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com Estados e Municípios, pautou as discussões na III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed), realizada nesta quinta-feira, 1º, em Florianópolis (SC). Na oportunidade, o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, relatou que, no Rio Grande do Sul, a oferta de vagas para a participação de docentes no Plano Nacional de Formação de Professores do nível básico está em processo de finalização.
Deon explicou que faltam definir algumas questões administrativas junto às Instituições de Ensino Superior (IES) que irão ministrar, a partir de 2010, a primeira turma de professores no Estado. Ainda não há uma estimativa quanto ao número de participantes. Tanto a rede estadual como as prefeituras estão concluindo os levantamentos relativos ao número de cursistas. ?Estamos fechando alguns pontos para dar início ao trabalho. Nosso compromisso é começar a formação no começo do próximo ano?, assegurou.
O Plano Nacional de Formação de Professores tem como objetivo oferecer curso superior ou complementação pedagógica aos profissionais que já integram o quadro de carreira do magistério público e não possuem licenciatura. A iniciativa também busca oferecer uma segunda licenciatura aos docentes que lecionam fora da área de sua graduação.
PERFIL DA FORMAÇÃO
O Consed considera importante o estabelecimento de políticas públicas voltadas à promoção de um plano nacional de formação docente. Entretanto, o Conselho questiona a aplicabilidade dos cursos oferecidos e o reflexo na qualidade da aprendizagem dos alunos.
Os secretários avaliam que as formações devem estar de acordo com o planejamento estratégico implementado em cada rede pública de ensino. O Consed colocou em discussão a formatação dos cursos, que continuam formando professores sem considerar concepções presentes em avaliações externas, como o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a avaliação está formatada por eixos do conhecimento e não mais por disciplina.
Para o secretário da Educação do Mato Grosso, Ságuas Moraes Sousa, é necessário formar um pacto nacional, visando orientar a adoção de um novo modelo de formação de professores. ?Precisamos repactuar o modelo de formação, do contrário não adianta as universidades formarem por áreas do conhecimento e os concursos para ingresso no magistério público continuarem selecionando por disciplina ou vice-versa. É necessário criar um movimento nacional para mudar essa concepção?, avaliou.
A reunião do Consed prossegue nesta sexta-feira, 2, com visitas a instituições de ensino da rede estadual de Santa Catarina. Serão apresentados projetos na área da inclusão digital em práticas pedagógicas, além de experiências de Educação em tempo integral.