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Formação de professores para inclusão da escola pública na cultura digital

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27ªCRE
Na última sexta-feira (6), ocorreu o II Workshop Culturas Digitais e Práticas Pedagógicas: Oficinas para professores das escolas públicas da 2ª e 27ª CRE, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e organizado pelos NTEs - Núcleos de Tecnologias Educacionais da 2ª e 27ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São Leopoldo e Canoas, respectivamente. Segundo a coordenadora do NTE/27ª CRE, Eliane Soares, participaram deste evento cerca de 200 educadores envolvidos na formação e organização do mesmo. No período da manhã professores tiveram a oportunidade de refletir sobre a ?Cultura Digital na Escola Pública?, com os professores Daniel de Queiroz Lopes e Eliane Schlemmer, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Unisinos. A cerimônia de abertura do evento contou com a presença da diretora do Departamento de Logística e Suprimentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Figueroa, diretor da FULBRA ? Fundação Universidade Luterana do Brasil, Paulo Seifert, titular da 27ª Coordenadoria Regional de Educação de Canoas Lúcia Barcelos. No período da tarde, professores participaram de oficinas de softwares educativos com objetivo de explorar os recursos das tecnologias digitais refletindo sobre suas possibilidades de uso na escola como recurso para promoção da aprendizagem. Na oficina de Robótica Educacional Lego, ministrada pelo professor Gilmar Alves Ferreira - Colégio Ulbra - São Lucas - Sapucaia do Sul e Colégio Coração de Maria de Esteio, professores tiveram a oportunidade de explorar, montar e programar pequenos robôs refletindo sobre a importância desta ferramenta para motivação e construção do conhecimento. Na oficina de Audacity ministrada pela professora Luciana Helmann - Mstech, professores exploraram o uso do áudio digital como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Na oficina de Scratch, ministrada pela professora Gislaine Barreto Glaeser e professor Jorge da Silva Brandão do CEPIC /NTE- Novo Hamburgo, professores desenvolveram objetos de aprendizagem com animações para o ensino da Ciências. Na oficina de QRcode (Quick Response Code - Código de Resposta Rápida), ministrada pelo Profº Dr.Daniel Lopes - Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISINOS e Professora Patricia Roseane do Colégio Estadual Guianuba de Sapucaia do Sul, professores tiveram a oportunidade de explorar e refletir sobre o uso deste aplicativo para projetos de construção e disseminação do conhecimento. Na oficina de WebQuest, ministrada pela professora Juciane Teixeira - Escola Estadual Vila Prado de Sapucaia do Sul e Escola Estadual Stº Antonio Maria Claret, de Esteio, professores criaram WebQuest refletindo sobre sua possibilidade de uso na escola. Na oficina de Gcompris, ministrada pelas professoras Alexandra Rita Flores e Ana Elisa Raimann Franke - Formadora do CEPIC - Novo Hamburgo, professores exploraram conceitos matemáticos e científicos com base em jogos de estratégia e raciocínio lógico. Na oficina de BoardMaker, ministrada pelas professoras Isabella Wagner - Escola Estadual Fátima e Luana Cassola - Escola Estadual São Francisco de Assis de Canoas, professores conheceram e exploraram as ferramentas disponíveis no software de comunicação alternativa BoardMaker, refletindo sobre sua utilização na construção de recursos pedagógicos acessíveis e pranchas de comunicação interligadas ,voltados para a inclusão na escola pública. Na oficina de Geogebra para o ensino da Matémática, ministrada pelos professores Alberto Graciotto, Cristiano Cardoso Pereira e Lisandro Dada Rodrigues da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves de Canoas, professores exploram esta ferramenta que possibilita aprendizagem de cálculo de álgebra, geometria e construção de gráficos.
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