Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Formação da plataforma Foco Escola aborda a importância das evidências educacionais para qualificação do ensino

Transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na última semana da live de formação “Conheça o Foco Escola”. A plataforma utiliza evidências educacionais para qualificar os planos de ação, de aula e a gestão de sala de aula, facilitando e aprimorando a aprendizagem dos alunos. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

“Cada vez mais o professor entende que avaliação e tecnologia são ferramentas indispensáveis para seu trabalho na sala de aula”, destaca a secretária da Educação, Raquel Teixeira, que pondera que a pandemia criou a possibilidade de introduzir a tecnologia de uma forma acelerada na Educação.

“A pandemia catalisou esse processo de mudança educacional e hoje os professores já entendem as novas plataformas como algo indispensável na sua prática pedagógica e na sua busca pela melhoria da aprendizagem. Por isso, se torna ainda mais importante aferir os resultados e elaborar planos de ação”, reitera.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento a Líder de atendimento do Foco Escola, Valéria Oliveira; e o diretor do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, Eldo Júnior.

Foco Escola

A iniciativa visa facilitar o acesso a materiais de apoio, planos de aula e objetos digitais de aprendizagem a partir do diagnóstico do que cada escola precisa. Quando identificados avanços no desenvolvimento do aluno, a partir das indicações da plataforma, os professores recebem relatórios por e-mail destacando os resultados positivos de suas ações.

A plataforma foi desenvolvida pelo startup de dados educacionais Por A Mais B, com o apoio do Itaú Educação e Trabalho, em 2015, e já foi utilizada por mais de 60 mil educadores em dez Estados brasileiros.

Ela já está disponível para todos os educadores da rede, basta acessar, se cadastrar e conferir. Ainda assim, para capacitar os educadores do Estado para o uso da tecnologia, a Secretaria da Educação (Seduc) oferecerá formações online, plantões de dúvidas e lives com especialistas em avaliação educacional, a fim de fomentar o uso de dados no dia a dia das instituições e tornar mais objetiva a adoção de novas práticas pedagógicas.

Secretaria da Educação