Estudantes do Instituto Cardeal Pacelli, de Três de Maio, marcam presença em Feira da Univates

Estudantes apresentaram pesquisa sobre Saúde Mental
Estudantes apresentaram pesquisa sobre Saúde Mental - Foto: Divulgação
Por MARIANA GOMES PUCHALSKI SOB SUPERVISÃO DE BRUNA DE BEM

Dois grupos de estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, de Três de Maio, região de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tiveram seus trabalhos de pesquisa selecionados para participar da III Feira Estadual de Ciências Univates e X Feira de Ciências Univates.

Os trabalhos foram desenvolvidos durante as aulas do componente curricular Projetos Matemáticos e Saúde, orientados pela professora Elisiane Fabrim. Os estudantes Milene Foletto, Mylene da Silva e Thailon Martin apresentaram a pesquisa ‘Saúde Mental dos Estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Escola Instituto Estadual Cardeal Pacelli, mediante obrigações e responsabilidades durante o período de pandemia da Covid-19’. Já o grupo composto pelos alunos Tales Corrêa, Vanessa Ludwig e Verônica Marques apresentaram o trabalho intitulado: ‘A interferência de transtornos mentais na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio da Escola Cardeal Pacelli’.

Segundo a professora Elisiane, orientar os projetos de pesquisa foi um desafio, já que a maioria dos estudantes não possuíam conhecimento em metodologia científica. “Durante as aulas, dialogamos sobre os temas que os estudantes julgavam ser importantes para investigar na escola. Nesse momento, eles expuseram a necessidade de abordar sobre transtornos mentais. Tendo em vista o cenário vivenciado devido a Covid-19 e, dessa forma, eles decidiram investigar sobre o assunto”, explicou.

Conforme a professora, os atributos que definiram a escolha para a inscrição na Feira de Ciências foram a atualidade do tema, a pertinência ao público proposto, o desempenho no desenvolvimento do trabalho e o interesse dos grupos na continuidade da experiência científica.

O estudante Tales comenta que durante a pandemia se falou muito sobre saúde, mas com pouca ênfase na saúde mental da população. “Recebemos relatos de diversos amigos que falavam sobre a dificuldade de estudar, de como o rendimento escolar havia diminuído e com alguns conhecidos abandonando os estudos, se tornou um tema importante e uma questão a ser discutida”, destacou.

Ele diz que já havia feito um trabalho sobre saúde mental no Ensino Fundamental. “Agora no Ensino Médio tivemos essa grande oportunidade de participar da Feira. Foram muitos meses elaborando o projeto. Pensando na melhor maneira de entregar um bom resultado.Trabalhamos muito e conseguimos participar da seleção da Feira. Com certeza valeu o esforço e a dedicação. Uma experiência a mais nas nossas vidas e esperamos que ano que vem teremos a oportunidade de mais uma participação.”

Para a aluna Milene, a experiência é importante para os dias atuais. “É um tema que é bom de falar neste momento e queremos apresentar esse projeto a mais pessoas.” De acordo com ela, apresentar o projeto na Feira foi uma oportunidade que agregou conhecimento.

Estudantes apresentaram pesquisa sobre Saúde Mental
Estudantes apresentaram pesquisa sobre Saúde Mental - Foto: Divulgação