Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes da rede podem se inscrever no Concurso Festejos Farroupilhas 2021 - Caminhos de Anita

Publicação:

IMG 20210813 WA0034
Inscrições abertas até o dia 10 de setembro

Em comemoração à Revolução Farroupilha, 20 de setembro, o Concurso Artístico-Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita terá suas inscrições abertas até o dia 10 de setembro. Organizado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas e dividido nas categorias público geral e público escolar, o concurso tem como objetivo a premiação de produções gráficas, como desenhos, e literárias, contos e poesias, que abordem a temática deste ano, “Caminhos de Anita”. O resultado do concurso está previsto para o dia 13 de setembro. 

Comemorando o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, os Festejos Farroupilhas de 2021 buscam homenagear os caminhos percorridos por ela e a sua bravura durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul ao lado de seu companheiro, Giuseppe Garibaldi.

Na categoria público escolar, os participantes, de ensino público ou privado, devem seguir as orientações conforme seu grau de escolaridade: estudantes de Educação Infantil/ Pré-Escola participam na categoria produção gráfica/desenho, estudantes do Ensino Fundamental participam na categoria literária/poesia, e estudantes do Ensino Médio participam na categoria literária/conto.

Na categoria público geral, participam maiores de 18 anos, obedecendo as subdivisões: A história construída por Anita; O romance de Anita e Garibaldi; O legado de Anita para as mulheres.

Para ler o regulamento, clique aqui. As fichas de inscrição estão disponíveis aqui para estudantes e aqui para público em geral. 

Festejos Farroupilhas

Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. No dia 14, o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão até 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações online, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais.

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Estado, o governador Eduardo Leite, criou uma Comissão Especial, integrada por 14 entidades. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, culminando com os Festejos Farroupilhas.

Secretaria da Educação