Estudantes da Escola Prof. Gladi Machado Garcia lançam livro de contos sobrenaturais em Minas do Camaquã
Publicação:

Um grupo de 19 estudantes lançou o livro “Minas do Camaquã: Contos Sobrenaturais” durante o 1º Festival Literário e Cultural da EEEM Prof Gladi Machado Garcia, que ocorreu entre os dias 31 de outubro a 04 de novembro, em Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul. As histórias curtas descrevem episódios de aparições, incluindo fantasmas, objetos não identificados e animais de espécies desconhecidas.
Um dos autores do livro, Lorenzo Oliveira Perguer, 16 anos, fala sobre suas inspirações para escrever o conto “A Estranha Luz”. O estudante do 1º ano do Ensino Médio revela ter sido motivado por um programa de televisão: “Após assistir a um fato ufológico abordado no canal History Channel, na série ‘De Carona com os OVNIs’, apresentada pelo mochileiro Fred Morsch, fui atrás de uma fonte que me relatou com detalhes o acontecimento”.
A história de Lorenzo é similar à de outros moradores da região, já que, além de ser um ponto turístico do Rio Grande do Sul, a localidade é, também, objeto de estudo de diversos pesquisadores interessados em fenômenos ufológicos. O professor responsável pela obra, Cristiano Porto Alves, conta que a comunidade foi receptiva com a obra: “Eles contribuíram nas próprias peripécias na narrativa. Além disso, as histórias vêm de diversos locais das redondezas, como cidades próximas e interior do município”.
De acordo com o professor, sempre aconteceram feiras literárias na escola, que foram interrompidas diante da pandemia. “O livro foi o embrião, o motivo central para iniciarmos o projeto do evento, que foi colocado em prática este ano”, explica ele ao contar sobre a feira, que agora se tornou um festival. O livro “Minas do Camaquã: Contos Sobrenaturais” pode ser adquirido na escola com os estudantes.