Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para seleção de formadores para trilha antirracista promovida pela Seduc

Publicação:

Crédito: Seduc
Crédito: Seduc

Os profissionais da rede estadual de educação interessados em fazer parte da trilha antirracista promovida pela Seduc, como formadores, já podem realizar sua inscrição até o dia 4/2. Serão selecionados 12 formadores: 2 por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens) e 4 profissionais com experiência em gestão escolar e/ou atuando em CREs.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

VEJA AQUI O EDITAL

Após processo de formação oferecido pela Seduc, estes educadores elaborarão e conduzirão as formações das equipes das CREs, a construção do conteúdo de cursos para os professores e gestores da rede estadual, além de atuarem como pontos focais nos polos para monitoramento e continuidade das ações focadas na educação antirracista.

Naomy Oliveira, uma das gestoras da Trilha na Seduc, destaca a importância da realização de um trabalho articulado envolvendo todos os setores da secretaria, coordenadorias e escolas, com o objetivo de alcançar resultados positivos na realidade das escolas.

“A trilha nasce da necessidade do olhar da gestão para a equidade. Começa na secretaria e vai até escola, abordando as dimensões do racismo e a necessidade de se ter mudanças estruturais. Iniciaremos com a formação da equipe gestora da Seduc, depois dos coordenadores regionais e coordenadores pedagógicos, até chegar na escola”, explica Naomy.

A estrutura da formação será dividida em módulos que abordam temas como letramento racial e os impactos do racismo na educação pública. A carga horária será de 90 horas e será disponibilizada certificação para os 12 formadores selecionados.

Secretaria da Educação