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Escolas estaduais iniciam tutoria pedagógica para qualificar ensino e evitar evasão escolar

Iniciativa disponibiliza tutores em todas as CREs a partir desta quinta-feira (21)

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Professoras da 17ª CRE, de Santa Rosa, se preparam para realização da tutoria pedagógica nas escolas
Professoras da 17ª CRE, de Santa Rosa, se preparam para realização da tutoria pedagógica nas escolas - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

Para qualificar o processo de ensino e aprendizagem, combater o abandono escolar e diminuir os índices de reprovação, a Secretaria da Educação (Seduc) desenvolve o projeto Tutoria Pedagógica, a partir desta quinta-feira (21/9), nas escolas estaduais. A meta é atingir 70% das matrículas da rede até o final de 2023 e 100% até o início do ano letivo de 2024.

O trabalho se inicia com 457.245 estudantes, o que corresponde a 64% das matrículas, distribuídas por 629 escolas de Ensino Médio e 84 de Ensino Médio em Tempo Integral. No total, serão alocados 118 tutores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para atender a 851 instituições de ensino do Estado.

A tutoria pedagógica é uma estratégia de acompanhamento que articula as diretrizes pedagógicas da Seduc com as ações das CREs e das escolas, com o objetivo de fortalecer os gestores escolares na missão de melhorar o desempenho dos estudantes. Profissionais qualificados atuarão em colaboração com as equipes diretivas e os supervisores pedagógicos das instituições para executar as ações previamente definidas.

A titular da Seduc, Raquel Teixeira, destaca que a tutoria pedagógica é uma ferramenta contínua para fortalecer o aprendizado dos alunos, visando aprimorar suas habilidades e potencialidades ao longo do ano letivo. “Fizemos um projeto-piloto com as CREs de Porto Alegre e Guaíba, que começou no mês de julho. Agora, nesta nova etapa, após a formação realizada, estamos incluindo todas as CREs. A ideia é proporcionar mais uma ferramenta de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes”, afirma.

Tutores pedagógicos

Os profissionais ficarão responsáveis por um conjunto de até oito escolas e se dedicarão de forma exclusiva à tutoria pedagógica. Os encontros serão realizados semanalmente de forma presencial nas instituições de ensino, com duração variando entre 2h e 4h.

Com carga horária de trabalho de 20h ou 40h semanais, os profissionais realizarão a tutoria nas escolas em quatro dias da semana, reservando o quinto dia para o planejamento na CRE. Os tutores terão a missão de orientar e apoiar a equipe gestora na organização do trabalho pedagógico, priorizando ações que buscam uma aprendizagem mais significativa e com resultados positivos.

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