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Escolas de Bagé e Candiota utilizam plataforma Khan Academy nas aulas de matemática

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13ªCRE
As aulas de Matemática estão mais interessantes e divertidas para os estudantes da área da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Seis professoras da rede estadual estão tendo a oportunidade de participar de um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul. Desde o dia 23 de maio deste ano, as docentes de matemática contam com o auxílio da Khan Academy para ministrarem suas aulas. Com videoaulas e exercícios de matemática, a plataforma on-line busca contribuir para a melhoria do aprendizado. A formação encerrou no dia 11 de julho e, segundo as participantes, o desempenho dos alunos melhorou muito com o uso da tecnologia. ?Eles (estudantes) ficaram encantados com a plataforma. Não temos barulho na sala de aula. Esta concorrência de quem vai ter mais pontos é muito interessante. A plataforma consegue atrair o aluno de uma forma inteligente?, avalia Eliz Regina Machado Crespo, professora de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Félix Contreiras Rodrigues, em Bagé. O site disponibiliza aos estudantes, em seu primeiro acesso, um pré-teste, o qual tem como objetivo identificar as habilidades que eles já dominam dentro da área da matemática, bem como seu nível de proficiência na disciplina. Com o pré-teste realizado, a Khan Academy recomenda, de forma individualizada, os próximos exercícios e conteúdos que deverão ser trabalhados. Os estudantes só conseguem avançar nas atividades propostas quando já dominaram um determinado conteúdo. Com os netbooks que receberam da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os alunos podem fazer os exercícios tanto na escola como em casa. ?As atividades atendem as necessidades e as dificuldades de cada aluno com exercícios diferentes. Trabalha a repetição e a persistência como método de aprendizagem?, observa Jeacqueline Couto de Borba do Couto, professora do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Waldemar Amoretty Machado, em Bagé. ?Houve melhoria na aprendizagem dos alunos. Todos eles cresceram do teste inicial para o teste final. Quero continuar usando a plataforma?, acrescenta Michéli Mieres Pina Peters, professora do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota. Também participaram da formação as professoras Cleumara Pons Britto, da EEEF Félix Contreiras Rodrigues, Lisiane Morais e Silva Lopes, da EEEM Frei Plácido, e Simone Azambuja Collares, da EEEM José Gomes Filho. O curso foi ministrado pela professora de matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Denice Menegais. A Khan Academy é tema da tese de doutorado em Informática na Educação que Denice está desenvolvendo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A professora, que é mestre em Modelagem Matemática, pretende dar continuidade ao projeto, ampliando-o para mais turmas. ?É uma plataforma americana com metodologia diferenciada, que foi traduzida para a versão em português pela Fundação Lemann?, destacou. Segundo ela, até então, o site é utilizado no Brasil em cidades de São Paulo, Paraná, Ceará e, agora, no Rio Grande do Sul. A formadora do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) da 13ª CRE, Cleidi Paz, considera a proposta de ensino excelente e ressalta que o objetivo é expandi-la para mais escolas da rede.
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