Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Rede Estadual têm até 31 de julho para aderir ao Programa Aprender Valor do Banco Central

Iniciativa visa inserir Educação Financeira e Educação para o Consumo nos currículos escolares

Publicação:

2f4e50b1 5281 41cc b7c0 84104e300e69
Crédito: - Foto: Aprender Valor
Por Diego da Costa

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras, o Banco Central do Brasil, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), promove a iniciativa Aprender Valor.

A adesão ocorre por cada Secretaria Municipal ou Estadual da Educação. No caso da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, a adesão já foi realizada. Portanto, os alunos e profissionais estão aptos a participarem e aderirem até o dia 31 de julho.

Para participar do Aprender Valor, a escola precisa confirmar adesão no site https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa. O acesso à plataforma ocorre via código Inep.

Acesse o passo a passo da inscrição clicando abaixo:

aprender valor tutorial adesao (.pdf 2,32 MBytes)

Programa Aprender Valor

A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia no pensamento crítico e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

No programa Aprender Valor, a Educação Financeira se efetiva nas escolas de Ensino Fundamental por meio de projetos escolares que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares.

Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na BNCC, de modo transversal e integrado.

00:00:00/00:00:00

O que é Aprender Valor?

Diretores e secretários de educação têm até o dia 31 de julho para aderir ao Aprender Valor por meio da plataforma https://aprendervalor.caeddigital.net/. Lá tem o passo a passo completo de como fazer a adesão da sua escola ou rede de ensino. Venha você t Crédito: Banco Central do Brasil

Secretaria da Educação