Escola Estadual Prudente de Morais inicia primeiro curso técnico sobre energia renovável da Rede Estadual, em Osório
Formação marca a contribuição Educação Profissional e Tecnológica (EPT) gaúcha para o setor energético
Publicação:

A Escola Estadual Prudente de Morais, localizada em Osório, deu início à primeira turma do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, com 25 alunos matriculados. A implementação do novo curso marca a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) gaúcha para a formação de profissionais qualificados no setor energético e na sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico na região. A escolha de Osório como sede do curso não ocorreu por acaso: o município, que abrange a 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE), é conhecido pelos parques eólicos, criando um cenário propício para a capacitação em energias limpas.
A chefe da divisão pedagógica da 11ª CRE, Ivanete Rocha Miranda, destaca os aspectos mais importantes da oferta do curso: “Esse curso, com certeza, vai contribuir com a preparação para o trabalho, empreendedorismo e cidadania, atendendo às expectativas dos alunos e da comunidade em geral. O país tem crescido significativamente na produção deste tipo de energia e acreditamos que o curso será importante para fomentar a nossa economia regional. Iremos formar profissionais muito qualificados”.
A decisão de oferecer o curso na Escola Prudente de Morais ocorreu durante um encontro realizado na Expointer 2022, que reuniu representantes da instituição de ensino, da 11ª CRE, da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) da Secretaria da Educação (Seduc) e do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) A escolha levou em consideração não apenas o interesse demonstrado pela escola, mas também a infraestrutura já disponível, incluindo laboratórios e equipamentos adequados para as aulas práticas.
“Com muito orgulho, iniciamos este curso, aqui, na Escola Prudente de Morais. Nossa escola conta, também, com o curso técnico em Eletrotécnica, que já formou milhares de cidadãos litorâneos ao longo de quase três décadas. O curso Técnico em Energia Renovável vem para somar, em um momento em que precisamos qualificar nossas práticas, impulsionando o avanço da nossa sociedade através do uso de energias limpas e inesgotáveis”, celebra o diretor da escola, Marcelo Zanoni.
O processo de credenciamento do curso teve início em 2023, com a elaboração do currículo em parceria com a Fundação Itaú e a colaboração do setor produtivo local e da comunidade escolar. Após a aprovação do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED-RS) em 2 de dezembro de 2024, a formação foi oficializada. Ao concluir o curso, os estudantes estarão aptos a instalar, operar e coordenar sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica.