Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Ernesto Alves, de Santa Cruz do Sul, inaugura salas de aula ao ar livre

Investimento aproximado de R$ 14 mil foi realizado via Autonomia Financeira

Publicação:

Salas de aula ao ar livre serão a novidade do ano letivo para os alunos da Escola Ernesto Alves
Salas de aula ao ar livre serão a novidade do ano letivo para os alunos da Escola Ernesto Alves - Foto: Seduc
Por Diego da Costa e Cainan Silva

De forma pioneira no Estado, a Escola Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, prepara uma surpresa para os alunos no início do ano letivo, que ocorre no dia 21 de fevereiro: foram inauguradas duas salas de aula ao ar livre. Localizados em uma área privilegiada do terreno da instituição de ensino, com árvores e natureza ao redor, os espaços abrigam 33 estudantes em cada sala e contam com quadro negro, bancos e área decorada.

A ação, que teve um investimento aproximado de R$ 14 mil, foi realizada pela Autonomia Financeira e contou com a participação do Círculo de Pais e Mestres (CPM) na mão de obra para construção do local.

Conforme a diretora, Janaína Venzon, responsável pelo projeto, a ideia é fazer com que os estudantes se sintam estimulados e possam adquirir conhecimento em espaços lúdicos e variados de forma prazerosa e envolvente.

“Queremos que os alunos tenham mais opções de locais para estudar e possam aprender de diferentes formas. Com as salas ao ar livre, novas atividades poderão ser exploradas e desenvolvidas. Isso contribuirá no desempenho e abrirá possibilidades de interação totalmente inovadoras”, explica.

A saída da rotina de uma sala de aula tradicional é vista com bons olhos, também, pelo professor de biologia Luís Ricardo Hart da Silva: “Acredito que todo espaço é uma oportunidade para o ensino-aprendizagem, tanto para os estudantes quanto para os professores. Conteúdos como ecologia, botânica e zoologia poderão ser vistos in loco e não só em slides”, destaca. 

De acordo com a professora do Projeto de Vida, Paula de Oliveira, o novo componente do Ensino Médio poderá ser desenvolvido nas salas ao ar livre e auxiliará o desenvolvimento de ações para que o estudante atinja seu objetivo na carreira. “Para isso, a troca de ambiente estimula a criatividade e o respeito ao meio ambiente”, comenta a educadora.

A direção da escola reforça a ideia de que cada professor poderá utilizar a sala de aula de forma criativa para desenvolver os componentes do currículo. Além disso, o espaço oportunizará experiências ao ar livre durante eventos como a Feira de Ciências escolar.

Secretaria da Educação