Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola de Soledade implementa Projeto Piquenique Literário para incentivar hábito de leitura

Publicação:

96949050 c4db 4af5 ba73 45bd36d7e2ed
Crédito: - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

A Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, de Soledade, de abrangência da 25ª CRE, implementou o Projeto Piquenique Literário neste ano letivo de 2022. O projeto faz parte do Plano de Ação Escolar e busca possibilitar o contato dos estudantes com obras literárias, a fim de despertar o interesse e a curiosidade pelo universo escrito e visual. A ação visa, também, fornecer o suporte para as práticas pedagógicas que buscam contribuir com o êxito escolar.

O nome Piquenique Literário foi escolhido, pois, ao final de cada conjunto de ações pedagógicas, é proporcionado uma tarde de leituras e lanches ao ar livre no pátio da escola. De acordo com a coordenadora pedagógica da 25ª CRE, Débora Dorigoni França, a primeira tarde foi considerada um sucesso pelo corpo docente e equipe diretiva, consolidando as ideias a respeito deste projeto.

O projeto será dividido, ao longo do ano letivo, em quatro momentos com ações distintas em cada uma delas. Durante o mês de março, foi implantado o retorno do Momento da Leitura na escola. Além disso, está sendo planejado, para os próximos meses, a revitalização da biblioteca, a aquisição de novos livros infanto-juvenis e um sarau literário, onde os alunos apresentarão as obras lidas, nesse bimestre, em diferentes formatos.

“Logo no início do retorno às atividades escolares de forma presencial, verificamos que as lacunas deixadas pelo ensino remoto são muito mais profundas do que se imaginava a princípio. Consideramos o estímulo da leitura e da escrita os pilares mais importantes para o ensino e aprendizagem. Ter condições didáticas adequadas a esse processo, com uma variedade de situações que fomentem escritas e leituras de forma contextualizadas, são fundamentais para a consolidação dos processos individuais de cada aluno”, reiterou a coordenadora Débora Dorigoni França.

 

Secretaria da Educação