Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Troféu Leonel Brizola destaca desempenho da Escola Orestes Manfro

Colégio de São Marcos recebeu premiação nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa

Publicação:

Diretora Daniela recebeu troféus na Assembleia
Diretora Daniela recebeu troféus na Assembleia - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Homenageada nesta semana na Assembleia Legislativa com o troféu Governador Leonel Brizola, a EEEF Orestes Manfro deixou orgulhosa a comunidade escolar da Serra. O pequeno colégio da cidade de São Marcos obteve a melhor média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apurado pelo Ministério da Educação e que leva em conta as notas nas séries inicial e final.

Qual o segredo? “Não existe fórmula mágica, é uma questão de trabalho e dedicação. Acho que a participação da comunidade escolar e o empenho de cada professor são que fazem a diferença”, sintetiza a diretora Daniela Polidoro.

O citado apoio da comunidade escolar é muito mais do que sorrisos e aplausos. Desde 2015, a escola conta com recursos tecnológicos como sala de informática, lousa digital e, em cada sala de aula, datashow. A verba veio de doações da comunidade e programas, como o Nota Fiscal Gaúcha. Há ainda projetos envolvendo música, cultura e arte.

Há sete anos à frente da escola, a diretora admite:  “O Orestes Manfro é uma extensão da minha casa”. Sobre o reconhecimento com o troféu, ela acredita ser importante para motivar também os 308 alunos, a maioria entre 6 e 16 anos. “Não é um resultado que veio por acaso, e sim um reconhecimento”, elogiou a coordenadora da 4ª CRE, Janice Terezinha Zambarda Moraes.

Conforme a coordenadora, a média das notas dos alunos (7,8 na série inicial e 6,6 na série final) atingiu a meta que só estava prevista para ocorrer em 2024. “Isso nos anima e dá mais força. Agora, estamos desenvolvendo projetos nos quais os alunos, ao depararem com algum problema, vão investigá-lo, testar hipóteses para encontrar a solução. Isso vai trazer uma melhoria no aprendizado”, informou a diretora.

Confira mais fotos da escola estadual com melhor índice no Ideb

Na segunda-feira, professores, coordenadores, alunos e demais envolvidos com o setor educacional lotaram o memorial da Assembleia Legislativa na solenidade de entrega dos troféus. Daniela recebeu as duas estatuetas da coordenadora do Sistema de Bibliotecas Escolares da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), professora Maria do Carmo Ferreira Mizetti, que representou a Secretaria Estadual de Educação.

Saiba mais

Clique aqui e assista ao vídeo com a premiação:

Ao todo, 17 escolas públicas (11 da rede estadual e seis da municipal) foram homenageadas. O prêmio leva o nome do político de Carazinho que, como governador do Rio Grande do Sul, entre 1959 e 1963, construiu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios, abrindo 700 mil novas matrículas e contratando 42 mil novos professores. Brizola morreu em 2002, vítima de problemas cardíacos. Em abril de 2009, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado o troféu, que leva seu nome, para distinguir as escolas que obtiveram melhor desempenho.

Confira a lista das escolas estaduais laureadas:

 Série Inicial

1º lugar (empatadas com nota 7,8)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz (Campinas do Sul)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Manfro (São Marcos)

Instituto Estadual de Educação Professor Diehl (Quaraí)

 

2º lugar (nota 7,7)

Instituto Estadual de Educação Tiradentes (Nova Prata)

 

3º lugar (nota 7,6)

Instituto Estadual de Ensino Médio Professor Antonio Barella (Novo Machado)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena (Frederico Westphalen)

 

Série Final

1º lugar (nota 6,6)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Manfro (São Marcos)

 

2º lugar (nota 6,2)

Colégio Estadual Vicente de Carvalho (Dois Lajeados)

 

3º lugar (nota 6,1)

Colégio Estadual Monsenhor Peres (Vista Alegre do Prata)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana (Ibirubá)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Firmino Cardoso Júnior (São Pedro do Sul)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí)

Secretaria da Educação