Escola Criativa: Frei Miguelinho, de Rolante, utiliza TikTok em atividades com os alunos
Publicação:

Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Miguelinho, de Rolante, região de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (Osório), tem realizado diversas atividades interdisciplinares com seus alunos, incluindo a utilização do TikTok – um dos aplicativos mais famosos da internet atualmente. Tantas atividades diferenciadas não poderiam passar despercebidas, é que a Frei Miguelinho foi uma das dez escolas escolhidas para integrar o Programa Escolas Criativas, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em parceria com a Secretaria da Educação do RS (Seduc).
Por meio do TikTok, os alunos fazem novas versões das trends – dancinhas que viralizam. Em comemoração ao setembro amarelo, o mês de valorização à vida, eles utilizaram a rede social para transmitir mensagens de incentivo e cuidado com a saúde mental. Os vídeos podem ser assistidos no canal oficial da escola no YouTube. “Nossa escola está sendo bastante participativa nos desdobramentos do Escolas Criativas. Vimos que nossos alunos fazem bastante uso do TikTok, então pensamos em trazer ele para dentro da sala, e tornar isso uma atividade de conscientização e prazerosa”, avalia a professora Djenifer Grun, que é uma das organizadoras das atividades.
Outras práticas criativas fazem parte da rotina escolar, elas variam desde a criação de uma horta escolar com os pequenos, buscando incentivar uma relação mais saudável com a alimentação. Além disso, o plantio e o cultivo na horta resultaram em uma feirinha de vendas dos produtos colhidos para a comunidade escolar.

Os estudantes integram, também, o Projeto Quem Ama Cuida, que contempla a limpeza do pátio, jardinagem e um viveiro de plantas onde é feito a compostagem. A escola ainda conta com atividades como a reutilização de material reciclável, rap nas aulas de história, confecção e resgate de brincadeiras antigas.
Atividades futuras já estão sendo planejadas, como a customização de vasos antigos com artes natalinas e uma tarefa interdisciplinar entre as matérias de Espanhol e Artes para o Dia de Los Muertos, que resultará na montagem de um altar que será exposto na escola. “Todos estes projetos e muitos os outros que estão por vir estão deixando a escola com novos ares, os quais este momento que estamos vivendo foram se perdendo aos poucos, mas vemos uma grande evolução entre as turmas e professores”, concluiu Djenifer.
RBAC
É uma rede de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.