Escola Bandeirante, de Guaporé, recebe prêmio na UFRGS
Publicação:

Com o projeto Escola Bandeirante: memória, história e valorização, a turma 301 da Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, de Guaporé (7ª Coordenadoria Regional de Educação ? Passo Fundo), foi premiada na categoria Ciências Humanas e suas Tecnologias no IX Salão UFRGS Jovem. O prêmio foi anunciado em Porto Alegre, no início da semana. Nesta sexta-feira (24), um grupo de estudantes da turma, acompanhado pela professora orientadora do projeto, Barbara Macagnan Lopes, e da diretora da Escola, Ducimara Balestreri, foi recebido na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) pela diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Rosa Mosna, e pelo chefe de gabinete da Secretaria, Cláudio Salgado. O projeto é resultado de pesquisa realizada junto à comunidade, dentro do currículo do Ensino Médio Politécnico.
O Salão UFRGS Jovem é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional.
O projeto da turma 301 transcendeu às dependências da escola. Buscando o resgate da história da escola junto à comunidade guaporense, os estudantes desenvolveram cinco eixos de atividades na pesquisa: conscientização da importância da escola para o município, realização de curtas-metragens com alunos do ensino fundamental, exposição fotográfica, montagem de um memorial escolar e pesquisas com a comunidade escolar e com a sociedade guaporense.
De acordo com a aluna Manuela Pavoni, que também é presidente do Grêmio Estudantil do Bandeirante, a ideia foi desenvolver um projeto de resgate da importância da escola não apenas junto a alunos, ex-alunos, professores e ex-professores. ?Quisemos mostrar que a existência da escola está muito vinculada à história do município?. Como os estudantes da turma 301 deixam o ambiente escolar ao final do ano letivo, a intenção é que o projeto seja abraçado por outros estudantes, dando continuidade às ações previstas pela turma com orientação da professora Bárbara Lopes em 2015.
O 9º Salão UFRGS Jovem também premiou na categoria ciências Humanas e suas Tecnologias o projeto A prática do ?rolezinho? e sua manifestação analisada a partir de um shopping center, orientado pela professora Josiane Machado Alexandre, da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima, de Cachoeirinha, 28ª Coordenadoria Regional de Educação ? Gravataí.