Encontro Nacional sobre Educação Básica debate o Censo Escolar
Evento ocorreu na Paraíba
Publicação:

Por Tayná Schultz
A edição anual do Encontro Nacional de Educação Básica, que ocorreu nos dias 12 a 14 na Paraíba, contou com representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No encontro foi debatido o Censo Escolar em 2017 e a apresentação de propostas para a coleta 2018. “O evento serve como um balanço do trabalho do ano e apresentações de novas ideias”, afirmou Sônia Beatriz Krebs Steigleder, da equipe do Censo Escolar da Educação Básica da Seduc, que participou do encontro.
A edição deste ano também abordou outros temas relacionados ao Censo, como os desafios para o cumprimento do princípio da confidencialidade estatística, além de palestras em torno dos temas pertinentes ao levantamento estatístico. Os destaques foram a revisão dos formulários e o Educacenso.
Importância - Mais de 10 mil escolas da rede estadual, municipal e privada, participam anualmente do Censo Escolar no Rio Grande do Sul. É o principal levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através dele é verificado desde o número de matrículas e rendimento dos alunos até a infraestrutura das escolas e funções docentes. Os dados são fornecidos pelas próprias escolas, públicas e privadas, e redes de ensino federais, estaduais e municipais.
Também participaram da delegação a representante da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica da Seduc, Fabrícia Moraes Ferreira, o representante técnico do Censo Escolar José Maurício Teixeira da Silva e a representante da 10ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), de Uruguaiana, Leonice de Fátima da Silva Lewandowski. Igualmente foi requisitada, pelo Inep, a presença de dois representantes de escolas estaduais, sendo esses as secretárias do Colégio Estadual Três Mártires, de Palmeira das Missões, região da 20ª CRE, Adriana Brun Sosmayer, e do Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ros, de Arvorezinha, Elizandra Cichelero Gaspar, da região da 25ª CRE, de Soledade.