Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro do Acolher e Educar divulga iniciativas de protagonismo juvenil para jovens da rede estadual

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 18 at 11 13 32
A Diretora de Departamento, Naomy de Oliveira, apresentou a live, transmitida ao vivo pelo canal TV Seduc RS, no YouTube - Foto: Divulgação ASCOM Seduc

Na última live do "Acolher e Educar", série de transmissões da Secretaria de Educação (Seduc) para orientar a rede estadual de ensino, o destaque foi o protagonismo juvenil. A diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da Seduc, Naomy de Oliveira Ramos, anunciou as iniciativas que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre letivo.

Uma das principais novidades é a criação do Conselho de Participação Estudantil, que busca aumentar o engajamento dos estudantes sem substituir os Grêmios Estudantis. Segundo Naomy, o objetivo é fomentar a autonomia, responsabilidade e liderança entre os jovens, permitindo-lhes uma voz ativa na construção e implementação de políticas públicas educacionais.

“Os movimentos indígenas e quilombolas sempre falam uma frase que é muito importante: nada sobre nós sem nós. Então nada sobre os estudantes sem tê-los junto do processo, participando, opinando e construindo conosco”, ressaltou Naomy.

O Conselho será composto por lideranças escolares, regionais e estaduais, estabelecendo um fluxo de comunicação contínuo entre os estudantes e as instâncias educacionais. Cada escola estadual terá um quarteto de líderes, composto por duas duplas – uma dos anos finais do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio.

Após a seleção nas escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) escolherão quatro lideranças estudantis regionais. Esses líderes formarão uma instância estadual com 120 membros, divididos igualmente entre Ensino Fundamental e Médio, para agendas regulares com a Seduc.

Neste ano, a primeira etapa do projeto envolverá a criação de um Conselho Consultivo, baseado nas indicações dos gestores escolares e regionais, para desenvolver um processo abrangente para 2025.

Naomy também destacou a Mostra Científica, com o tema "Futuros Equânimes: Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade". Os projetos serão divididos em exploração científica e expressão artístico-científica, apresentados em formato de painéis e apresentações artísticas.

Outro ponto abordado foi a Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do país, com inscrições abertas até 28 de julho. Idealizado pelo Movimento Tech e realizado pela Associação Cactus, a proposta do evento é despertar o interesse dos estudantes pelas carreiras da área de tecnologia, independentemente de conhecimento prévio ou recursos escolares. Por meio de uma olimpíada, as equipes competem atividades que precisam ser completadas por etapas, envolvendo desafios e conteúdos educativos.

Assista à live completa



Secretaria da Educação