Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro com Instituições de Ensino Superior e entidades ligadas à educação para dialogar sobre o futuro da comunidade escolar

Publicação:

Evento contou a participação da secretária Stefanie Eskereski
Evento contou a participação da secretária Stefanie Eskereski

POR LUCIANA MISMAS

Dando seguimento às ações de retomada das atividades e de garantir conexão e o vínculo dos  estudantes com a escola, a Secretaria da Educação do RS se reuniu, nesta quarta-feira (12), com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e com o Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe-RS).

A reunião ocorreu de forma virtual, com o objetivo de articular as ações IES entre si e com a Seduc e secretarias municipais de educação, na busca de soluções para os problemas diretamente relacionados à educação escolar.

A secretária adjunta de educação, Stefanie Eskereski, trouxe um panorama das ações que estão sendo estruturadas após os eventos climáticos. “Hoje a gente já conseguiu o retorno das atividades  97,5% das nossas escolas. Com a volta do sistema estamos fazendo a busca ativa desses estudantes. A gente está preocupado com o vínculo dele com a escola. Então a gente está querendo resgatar esse estudante o mais rápido possível, esteja onde ele estiver”.

Stefanie reforçou que esse é um momento de aprendizado e construção para todos, que é preciso da ajuda dos profissionais ligados às faculdades de educação e licenciatura e que a Seduc está tendo todo o cuidado com os professores fazendo uma formação sobre escolas sensíveis ao trauma. Uma abordagem para que os profissionais da educação consigam entender seus sentimentos e sintomas para que eles também possam acolher o estudante da maneira mais própria e mais cuidadosa, reforçando o vínculo, demonstrando ao estudante que a escola é realmente um ambiente seguro.

O presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino do Rio Grande do Sul (Aesufope), Sérgio Franco, reforçou que não existem soluções universais, pois há realidades diferenciadas de estudantes atingidos. O professor garantiu o compromisso de dar continuidade na troca de informações e experiência dentro do que vem sendo trabalhado. E identificar iniciativas em universidades que possam ajudar outras instituições e pensar em ações em conjunto.

Participaram do encontro representantes do Ministério Público e das instituições UFRGS, PUCRS, UNIJUI, URI, UFFS, UPF, UNIPAMPA, UCPEL, UFSM, FEEVALE e IFSUL.

Secretaria da Educação