Encontro com as CREs organiza início do ano letivo de 2020

Implantação da Escola Gaúcha, capacitação dos gestores e otimização de recursos são os principais temas do evento

Encontro com as CREs ocorre entre os dias 4 e 5 de fevereiro do Auditório da Seduc - - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, entre esta terça e quarta-feira, 4 e 5 de fevereiro, um encontro de orientação e organização do início do ano letivo de 2020 com os titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento, que ocorre no Auditório da Seduc, tem como destaque o planejamento para a gestão de recursos humanos das escolas, a busca pela melhoria do rendimento dos estudantes no IDEB, a qualificação dos gestores escolares, a implantação da política Escola Gaúcha e a otimização de recursos das instituições de ensino.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, serão realizadas formações periódicas com os diretores dos estabelecimentos de ensino. A meta, segundo ele, é que os profissionais façam uma melhor utilização dos recursos da Autonomia Financeira, valor que é repassado mensalmente às 2,5 mil escolas da Rede. “A reestruturação e a qualificação dos espaços escolares passa diretamente pelo bom gerenciamento deste recurso. Com mais capacitação, nós teremos mais eficiência nos investimentos na área da Educação”, destaca.

Secretário Faisal Karam falou sobre a importância de capacitar os diretores para melhor utilização da Autonomia Financeira - Foto: Diego da Costa

A secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, falou sobre a importância da implantação da política Escola Gaúcha, que trata de pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios. “ Nós não estamos tirando a autonomia das escolas. Estamos organizando a matriz curricular. Mantendo aquilo que pertence ao núcleo do currículo e potencializando as regionalidades e individualidades de cada instituição de ensino”, explica.

coordenadores regionais de Educação estiveram presentes no Auditório da Seduc nesta terça-feira (4)
Coordenadores regionais de Educação estiveram presentes no Auditório da Seduc nesta terça-feira (4) - Foto: Diego da Costa

Presenças

Estiveram presentes ainda, durante o encontro, os seguintes representantes da Seduc: a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Cleusa Flesch; e a diretora adjunta do Departamento de Recursos Humanos, Sônia Schneider.

Confira mais fotos