Em última live de 2020, “CER com você, professor!” resgata temas tratados ao longo do ano
Encontro contou com a presença das especialistas Solange Jacob e Maidi Dalri
Publicação:

Com o tema “O que fizemos juntos enquanto estivemos separados em 2020? Aprendizados para os nossos futuros”, o Sebrae-RS promoveu nesta segunda-feira, 7 de dezembro, o último encontro do ano da iniciativa “CER com você, professor”. O encontro fez uma retrospectiva de temas tratados ao longo do ano.
O episódio, transmitido pelo canal CER Sebrae do YouTube, teve a presença de Solange Jacob, que falou sobre “Biologia da Resiliência”, e de Maidi Dalri, que tratou de “Linguagem digital a serviço da tecnologia humana”. A ação tem o intuito de promover momentos de reflexão aos educadores e gestores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia.
RETROSPECTIVA, CER COM VOCÊ PROFESSOR
O CER Sebrae é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. Uma iniciativa para produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento Crédito: CER Sebrae
Segundo Solange, o dia a dia envolve uma série de eventos estressantes, que foram intensificados para toda a população com a pandemia. A especialista em neurociência destaca que, ao longo deste ano, os temas mais comuns nas lives do CER foram mudanças, incerteza, medo do desconhecido, perda de controle e outros assuntos correlatos. “Esse medo se aplica à perda de emprego, questões existenciais, sobreviver a essa doença, e eu entendo esse sentimento. Temos reações diferentes a esses medos semelhantes que todos enfrentamos, então o processo de superar esse processo adaptativo é uma das características da resiliência”, pontua.
A especialista ressaltou o que faz uma pessoa ser mais resiliente do que a outra. Entre as características de uma pessoa resiliente, estão o otimismo, o suporte social, a facilidade de ter propósitos na vida e uma base em crenças e espiritualidade. “Ainda é uma incógnita o que a pandemia fez com o nosso cérebro, mas é um desafio a todos nós desenvolvermos mais resiliência”, defende.
Maidi, por sua vez, iniciou sua palestra perguntando se os professores que a assistiam aprenderam coisas em 2020, e se eles tiveram a possibilidade de ter uma criança os ajudando nessa curva de aprendizagem. As respostas, via de regra, foram que, sim, aprenderam muito, e que tiveram a ajuda de filhos, sobrinhos, alunos e outras crianças.
Para a palestrante, que é professora e empreendedora, o empreendedorismo é entregar ao mundo a melhor versão de nós mesmos. “O mundo está mudando, e se não nos adaptarmos e usarmos a tecnologia a nosso favor, quem vai fazer isso?”, questiona. Maidi ressalta que é possível fazer mudanças e fazer com que o mundo digital sirva para as tecnologias humanas. “É ver com novos olhos, perder o foco no medo para nos conectarmos com a nossa essência, de educador.”
Sobre o CER com você, professor!
O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.
A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.
No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Seduc ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).