Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Educação Gaúcha Conectada qualifica estrutura tecnológica para mais de 32 mil estudantes gaúchos

Investimento de R$ 2,7 milhões, feito em parceria com o MEC e BNDES, beneficia alunos de Cachoeira do Sul e Santa Maria

Publicação:

Notebooks, kits de robótica, entre outros equipamentos já foram entregues nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria
Notebooks, kits de robótica, entre outros equipamentos já foram entregues nos municípios de Cachoeira do Sul e Santa Maria - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Educação Gaúcha Conectada, vai beneficiar, nesta quarta-feira, 28 de outubro, mais de 32 mil estudantes, 3 mil professores e 75 escolas, abrangendo todas escolas estaduais e 50% dos estabelecimentos de ensino das redes municipais das cidades de Santa Maria e Cachoeira do Sul.

Nesta etapa do Programa Educação Gaúcha Conectada, serão entregues 823 notebooks educacionais, 380 kits de robótica, 72 kits makers, além de 4 notebooks para os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das CREs. A ação tem um investimento total de mais de R$ 2,7 milhões.

Equipes diretivas das escolas organizaram a chegada dos novos equipamentos tecnológicos
Equipes diretivas das escolas organizaram a chegada dos novos equipamentos tecnológicos - Foto: Seduc

A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Educação e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem o intuito de oferecer conteúdos digitais de qualidade, internet de alta velocidade, mais de 200 horas de formação para professores e gestores, além de equipamentos novos que permitam aos estudantes o reforço da infraestrutura tecnológica e o acompanhamento das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, o Estado do Rio Grande do Sul foi o único, até o momento, entre as 27 unidades federativas do País, que realizou todo o processo de contratação, licitação, compra e entrega dos equipamentos do Programa Educação Gaúcha Conectada. “Estamos realizando um esforço, desde o ano de 2019, para viabilizar a inserção da tecnologia para uso pedagógico e de gestão nas nossas escolas. Somos o único Estado que cumpriu todas as etapas e está entregando, mesmo num momento delicado da pandemia de coronavírus, notebooks, kits de robótica, kits makers e toda uma estrutura tecnológica de apoio pedagógico aos nossos alunos e professores” destaca.

Descarregamento dos caminhões com os equipamentos tecnológicos foi realizado durante o mês de outubro
Descarregamento dos caminhões com os equipamentos tecnológicos foi realizado durante o mês de outubro - Foto: Seduc

Conforme o diretor do Departamento de TI da Seduc, Paulo Rezende, a iniciativa universaliza a compra de equipamentos e unifica a formação dos docentes tendo como ideia uma noção de território, que, no caso, são os dois municípios da Região Central do Estado. “Estamos cumprindo mais uma etapa deste programa, que é nacional, e elegeu o Rio Grande do Sul dentro de um sorteio com representantes de Estados de todas regiões do País.  Esperamos ainda buscar muito mais recursos da União e atender outros territórios gaúchos seguindo a mesma meta de qualificação tecnológica das nossas escolas”, explica.

 Cerimônia de entrega

Contando com a presença do secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e da equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Seduc, serão realizadas duas cerimônias oficiais de entrega dos novos equipamentos.

Em Cachoeira do Sul, a cerimônia ocorre na quarta-feira, 28 de outubro, no Salão de Atos da ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, a partir das 11h.

Em Santa Maria, no mesmo dia, a entrega será feita no Salão de Atos do Instituto São José a partir das 16h.

Educação Gaúcha Conectada

O projeto Educação Gaúcha Conectada tem como proposta qualificar o processo de construção do conhecimento dos estudantes, a partir de metodologias que privilegiem o uso das tecnologias no processo pedagógico.

Com os professores, a proposta é promover políticas públicas que proporcionem a integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas práticas, em consonância com a nova Base Comum Curricular (BNCC) e com o Referencial Curricular Gaúcho (RCG); capacitação e instrumentalização para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, incentivando a construção do conhecimento e o protagonismo dos alunos; aquisição de dispositivos móveis (notebooks), kits de robótica educacional e mobiliários específicos que podem ser usados nas salas de aula e demais espaços de aprendizagem. O Programa tem apoio da Fundação Lemann e Itaú Social, e suporte técnico do CIEB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Educação