Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Educação Antirracista e currículo do Ensino Médio Gaúcho marcam o segundo encontro da Jornada Pedagógica 2022

Evento segue nos dias 14 e 15 de fevereiro com transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS

Publicação:

A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, fez um balanço dos dias 7 e 8 de fevereiro da Jornada Pedagógica
A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, fez um balanço dos dias 7 e 8 de fevereiro da Jornada Pedagógica - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o segundo encontro da Jornada Pedagógica 2022. Tendo como público alvo os gestores, supervisores e orientadores pedagógicos da Rede Estadual, o evento abordou a estrutura curricular do Ensino Médio Gaúcho, a escolha dos Itinerários Formativos, a integração curricular, o desenvolvimento integral dos estudantes, a Educação Antirracista e as políticas de ações afirmativas que estão incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A formação segue nos dias 14 e 15 de fevereiro com a programação voltada para os professores. A transmissão ocorre pelo canal do YouTube TV Seduc RS sempre a partir das 9h.

00:00:00/00:00:00

JORNADA PEDAGÓGICA 08/2

JORNADA PEDAGÓGICA Crédito: TV Seduc RS

Conforme a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, a Jornada Pedagógica é uma amostra dos temas que serão priorizados ao longo do ano letivo pela Seduc e traz para o debate questões relevantes que dizem respeito à realidade da comunidade escolar.

“Ao longo dos últimos dois dias, 7 e 8 de fevereiro, vocês ouviram muito do que a nossa equipe está preparando e construindo de forma conjunta com os docentes da Rede Estadual. Isso inclui uma aproximação, um engajamento maior e direcionadores importantes como: aprimorar resultados dos indicadores de permanência e aprendizagem; qualificar a Educação para a Vida e século 21; e assegurar a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia”, destacou.

A diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Natália Borges, e a professora Taís Nogueira abordaram sobre o Novo Ensino Médio.

Natália esclareceu sobres os marcos legais da reforma do Ensino Médio e a devida homologação, pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed), do Ensino Médio Gaúcho.

“A reforma do Ensino Médio ocorre em todos os Estados do país e esta mudança vem sendo construída e debatida desde o ano de 2014, quando houve a inclusão desta política pública nas metas do Plano Nacional de Educação. Em 2017, houve um marco muito importante, com a aprovação da Lei nº 13.415. Ela que criou, de forma conjunta com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todo o amparo legal para implementação efetiva desta reforma”, explicou.

Aprofundando sobre a competências do Novo Ensino médio, a formadoras do Instituto Iungo, Marisa Balthasar, Camila Tribess e Renata Monaco trouxeram o tema da integração curricular e a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.

“A reforma do Ensino Médio traz uma série de inovações pedagógicas e trabalha com dimensões que estruturam o currículo como um todo. Isso compreende as competências gerais da Educação Básica, metodologias ativas e avaliação formativa, as áreas específicas do conhecimento e os eixos estruturantes dos itinerários formativos”, afirmou Marisa Balthasar.

Naomy Oliveira, uma das gestoras da trilha de formação Educação Antirracista promovida pela Seduc, destacou que o tema é um dos prioritários para 2022 e deverá ser trabalhado pelas escolas em sala de aula.

“Nós iremos abordar as dimensões do racismo e a necessidade de se ter mudanças estruturais. Iniciaremos com a formação da equipe gestora da Seduc, depois dos coordenadores regionais e coordenadores pedagógicos, até chegar na instituição de ensino e nos alunos”, declarou.

As apresentações da Educação Antirracista ainda contaram com a presença do professor e analista em projetos da Educação, João Marcos Bigon; e da professora do Departamento Pedagógico, Sherol dos Santos.

Foram tratados temas como preconceito, racismo, discriminação, evasão escolar, papel da equipe pedagógica para propor mudanças nas relações escolares, compreensão do racismo estrutural e ações em sala de aula.

Jornada Pedagógica 2022

Serão abordadas, durante a Jornada Pedagógica 2022, questões de gestão de sala de aula, planejamento educacional e integração curricular, Educação Especial e Educação Antirracista, o Programa Aprende Mais, a avaliação diagnóstica, o desenvolvimento de habilidades e competências e a implementação do Ensino Médio Gaúcho.

A formação dos docentes, que vai ser desenvolvida de forma síncrona, conta com materiais disponíveis no site da Seduc na aba Jornada Pedagógica 2022.

A ação ainda busca focar em momentos de criação e construção coletiva, valorizar as práticas da Rede Estadual e iniciar o debate sobre temas importantes que serão aprofundados no decorrer de 2022.

Confira a programação

Dia 14/02

09h - 09h30 - Abertura e Fala Institucional

09h30 - 10h10 - Palestra de convidado

10h10- 10h30 - Interação

10h40- 10h50 - Objetivos da Jornada

10h50- 12h - Diretrizes Pedagógicas

12h - 12h30 -Encerramento da manhã

14h - 15h -  Avaliação diagnóstica formativa: Conceitos e importância para o planejamento da retomada

15h - 16h - Aprende Mais - Gestão de sala de aula - Como construir uma escola inclusiva

16h - 16h30 Encerramento

 

Dia 15/02

09h - 11h - Novo Ensino Médio

09h - 11h (palestra simultânea) - Desenvolvimento de habilidades e competências - Planejamento Educacional e Integração Curricular

11h - 12h30 - Como construir uma escola Antirracista?

12h30 - 13h - Encerramento

Secretaria da Educação