Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Distorção idade-série do Ensino Médio nas escolas estaduais tem a segunda maior redução do País

Conforme o Censo Escolar 2019, taxa diminuiu 4,7 pontos percentuais, caindo de 38,1% para 33,44%

Publicação:

Alunos da Escola Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí, na abertura do ano letivo de 2020
Alunos da Escola Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí, na abertura do ano letivo de 2020 - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

O Rio Grande do Sul reduziu a taxa de distorção idade-série do Ensino Médio nas escolas estaduais em 4,7 pontos percentuais em relação ao ano passado. É a segunda maior queda entre as 27 unidades federativas, atrás somente do Paraná. Em 2018, o índice era de 38,1%. Em 2019, o percentual diminuiu para 33,4%. No Ensino Fundamental, o Estado também melhorou seus índices, passando de 24,4% para 23,7% no mesmo período. Os dados são do Censo Escolar e foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nesta sexta-feira, 28 de fevereiro.

Entre as razões, para a melhora do indicador que acompanha o percentual de alunos que estão dentro da série esperada, estão as intervenções sistemáticas de correção de fluxo nas instituições de ensino; o trabalho realizado pelos projetos Seduc em Missão e Aluno Presente, que promoveram um diálogo direto com os diretores das 2,5 mil escolas do interior e da Capital para avaliar as práticas pedagógicas; a implantação da política educacional Escola Gaúcha e o monitoramento e gerenciamento constante dos dados escolares coordenado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, atribui a melhora do índice ao trabalho de gestão e à reorganização da Rede Estadual de Ensino. “Nós buscamos, desde o início do ano passado, um olhar individual sobre as escolas. Ouvindo, dialogando e encontrando, junto aos gestores das instituições, soluções práticas para qualificar o ensino e contribuir para a permanência do estudante em sala de aula”, explica.

“O foco, para 2020, será melhorar a realidade do Ensino Fundamental e manter o bom trabalho feito até agora no Ensino Médio”, adianta o secretário. A partir de abril, ocorrerá mais uma edição do projeto Aluno Presente, em que professores e diretores serão recebidos para as devolutivas em relação aos indicadores.

Censo Escolar

A distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, são coletados dados de diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos.

Secretaria da Educação