Desenho feito por aluno da Rede ilustra novo livro de J.K. Rowling
Theo Maieski Rodrigues, de 12 anos, estuda na Escola Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo
Publicação:

Não é todo mundo que tem a chance de ter seu desenho estampando um livro da mundialmente conhecida J.K. Rowling, escritora da saga Harry Potter. O gaúcho Theo Maieski Rodrigues, de 12 anos, porém, teve essa oportunidade – ele é o autor de uma das 34 ilustrações espalhadas pelo livro O Ickabog, que teve sua versão brasileira lançada nas livrarias nesta terça-feira, 10 de novembro. Theo é aluno da Escola Estadual Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo, abrangida pela 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Para ilustrar a versão brasileira de O Ickabog, livro infantil escrito por J.K. Rowling, a editora responsável lançou um concurso que selecionou 34 desenhos, de personagens da obra, todos feitos por crianças brasileiras. Do Rio Grande do Sul, foram escolhidos três – o de Theo e outros dois, de autoria de Gabriel van Zeeland de Souza, de 12 anos, morador de Porto Alegre; e de Maria Clara Burlamaque, de 10 anos, moradora de Taquara.
Como prêmio, todos receberão um exemplar do livro com adesivo autografado pela escritora e dois acervos de 20 livros cada, selecionados pela editora. Um dos acervos ficará para eles mesmos e o outro será doado para uma escola ou biblioteca de sua escolha. Theo decidiu doar as obras para a escola onde estuda. Os títulos devem chegar até a semana que vem e serão surpresa.
Theo é novo na Pedro Adams Filho e, por conta da pandemia, só a frequentou durante algumas semanas. Porém, diz que tem saudade. Ao longo desse tempo de Aulas Remotas, organizou seus horários entre estudos, aulas de teatro, dança, cursinhos de robótica e programação, criação de desenhos e livros. Diz que ainda não leu a saga Harry Potter, mas que agora vai ler, e que adora o gênero fantasia. Já leu quase todas as obras da série Como treinar o seu dragão e livros como Anne de Green Gables, Isaac no mundo das partículas, Vinte mil léguas submarinas e Desventuras em série.
O estudante adora desenhar, especialmente pessoas, e, para isso, costuma usar lápis de cor, aquarela e canetinhas. Para a ilustração enviada para o concurso, usou lápis de cor e aquarela.
O menino conta que soube do concurso na internet, pelo Instagram. A proposta unia duas áreas de que Theo gosta: literatura e desenhos. Para os participantes, eram disponibilizados capítulos do livro, para inspirar as criações. O estudante participou enviando duas ilustrações, dos personagens Mãe Ranzinza e Rei Fred. “Eu achei esses dois personagens legais, interessantes, e achei que ficariam legais em desenho”, observa.
A Mãe Ranzinza foi selecionada pela editora. Para desenhá-la, o ilustrador mirim conta que pensou nas características citadas na obra, de que a personagem usava roupas pretas e era mais velha. “Por isso, fiz ela com uma veste escura e os cabelos cinzas”, explica o menino.