Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de Formação Antirracista da Seduc está com as inscrições abertas

Capacitação é destinada para professores, supervisores e orientadores pedagógicos das escolas

Publicação:

-
- - Foto: Divulgação
Por Priscila Valério

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Antirracista direcionado para professores, supervisores e orientadores pedagógicos da rede estadual. As aulas serão on-line e no formato autoinstrucional pelo Portal Educação.

Para se inscrever, acesse aqui.

Para a secretária Estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Educação Antirracista é um assunto de extrema importância que contribui na construção de um mundo livre de preconceitos e respeito às diferenças.

“Acredito que a educação é um dos pilares para a equidade racial no Brasil. Há um grande reparo a ser feito com a população negra que, a partir destes aprendizados iniciais nas escolas, irá gerar transformações futuras para a sociedade”. 

Neste ano, será disponibilizado o módulo 1, com conteúdo sobre Letramento e carga horária de 20h. Já o módulo 2 começará em 2023, ofertando as matérias de Ciências da Natureza, Ciência Humanas, Matemática, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Os profissionais escolherão a área de conhecimento, com carga horária de 40h, de acordo com sua atuação.

 

Estrutura curricular:

Módulo 1 Letramento Racial
Módulo 2 Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Matemática
Língua Portuguesa
Ensino Religioso

 

 

Curso de Formação Antirracista

O Programa Educação Antirracista tem como objetivo inserir a pauta nas escolas e agregar uma série de ações para promover a equidade racial e valorizar a história e a cultura afro-gaúcha na matriz curricular dos estudantes. Outro propósito, é dispor de professores da rede estadual de todas as áreas do conhecimento para que utilizem referências africanas e indígenas de forma transversal aos componentes curriculares em sala de aula.

No início de 2022, foram realizados planejamentos pedagógicos para as escolas. Posteriormente, os 30 coordenadores regionais de educação, a equipe pedagógica da Seduc e a Superintendência de Educação Profissional também passaram pelo processo.

 

 

 

 

 

Secretaria da Educação