CRES debatem alfabetização e letramento, diversidade e livro didático
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Representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Porto Alegre nesta terça-feira (26) para reunião de trabalho com a direção e assessorias do Departamento Pedagógico (DP) da secretaria. Há três espaços de discussões concomitantes na Seduc, além dos encontros de formação da Escola Ativa e dos Programas Acelera Brasil e Se Liga que ocorrem nesta semana na Capital. Representantes das coordenações pedagógicas e de alfabetização estão reunidos com a direção do DP. Na primeira parte da reunião, receberam orientações acerca da elaboração do segundo Plano de Ações Articuladas (PAR 2011), a ser instituído em âmbito estadual. O diretor pedagógico da Seduc, Sìlvio Rocha, também socializou com o grupo a proposta emergencial do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os outros espaços de discussão recebem os debates em torno da diversidade e do Programa Nacional do Livro Didático para 2012.
PAR 2011
Para efetivação do PAR 2011, as CREs deverão ser capacitadas para uso do sistema utilizado pelo Ministério da Educação, o Simec. Haverá dois grupos de capacitação, reunindo dois representantes de 15 CREs cada um. O primeiro grupo se reunirá em Porto Alegre, sede da 1ª CRE, e o segundo em Santa Maria, na 8ª CRE. A data da capacitação ainda será definida pelo DP, após realização de encontro com representação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no dia 3 de maio.
Alfabetização
Em relação ao Programa de Alfabetização e Letramento, a intenção é desenvolver metodologia que articule, nos três anos das séries iniciais, os conceitos de alfabetização e de letramento e esteja relacionada à realidade do aluno. ?Nosso desafio é alfabetizar letrando?, enfatizou o diretor pedagógico. Para tanto, explica Sílvio Rocha, as quatro áreas do conhecimento ? Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Materna, Arte e Educação Física), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências) e Ciências Humanas (Geografia e História), além do Ensino Religioso, deverão ser trabalhadas de forma conjunta pelos professores. O programa prevê a realização de pesquisa socioantropológica, cujo resultado vai contribuir para a definição do eixo temático de cada escola ou região. A partir do eixo temático e da escolha de referencial teórico específico, os professores poderão definir os eixos cognitivos de atuação, as atividades e os resultados e formular sugestões. ?Partimos da concepção de que toda criança pode aprender a ler e a escrever, e que a alfabetização não é um problema?, ressalta a coordenadora-adjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem do DP, Guadalupe Menezes de Lima. À tarde, os representantes das CREs debatem a concepção do programa em trabalhos de grupo. Os próximos passos serão a realização de seminários regionais e dos módulos de formação do programa.
Diversidade
A primeira reunião de trabalho da assessoria de Diversidade do DP/Seduc pretende planejar a ação para o ano de 2011, além de demandas das CREs e debater temas relacionados à cultura afro-brasileira, educação indígena, gênero e sexualidade, educação ambiental e direitos humanos, entre outros. A intenção do encontro, explica a coordenadora de Diversidade do DP, Eliane Almeida de Souza, é mobilizar as CREs para fomentar, em âmbito regional e local, a implementação de políticas públicas e o diálogo acerca das especificidades relacionadas aos temas. A programação prosseguirá no turno da tarde.
Livro Didático
Já na Escola Técnica Parobé, estão sendo socializadas pela assessoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe) as orientações referentes ao processo de escolha dos livros didáticos de 2012 para o Ensino Médio, previstas no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). A escolha dos livros será realizada pelas escolas, exclusivamente pela Internet, entre 23 de maio e 12 de junho. De acordo com a coordenadora do Sebe, Maria do Carmo Mizetti, Para atender ao triênio 2012/2013/2014 a escola deverá registrar a escolha para os seguintes componentes curriculares do 1ª ao 3ª ano: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Química, Física, Língua Estrangeira Moderna ? Inglês e Língua Estrangeira Moderna ? Espanhol.