Coordenadoria e Instituto Farroupilha preparam Curso Técnico em Agropecuária
Publicação:
A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através do Setor Pedagógico, esteve reunida na última semana, com representantes do Instituto Federal Farroupilha (IFF), com o objetivo de discutir a criação de curso Técnico em Agropecuária, voltado para estudantes de escolas públicas da rede estadual vinculadas a movimentos sociais do campo. O curso, que terá como sede o campus do IFF do município de Jaguari, está em fase de estruturação curricular. A previsão da CRE e IFF é que as aulas iniciem no primeiro semestre de 2013. A proposta conta também com o apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).
A iniciativa de criar o curso surgiu a partir de um estudo realizado pelo professor Juarez Cornelli, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental 15 de Março, em Júlio de Castilhos. A proposta é capacitar os alunos, em nível médio e técnico, para trabalhar com atividades agropecuárias e agroecológicas, através do método pedagógico de alternância. Com essa metodologia, a carga horária dos estudantes será divida em duas partes: encontros presenciais no polo e atividades práticas na propriedade das famílias dos alunos. O curso, terá a duração de três anos e será destinado a estudantes com idade a partir dos 18 anos que estejam vinculados a movimentos sociais do campo.
No decorrer desse semestre ocorrerão diversas reuniões entre a 8ª CRE e IFF para acertar questões pedagógicas e estruturais sobre o curso.