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Coordenadoria de Santa Rosa realiza Formação Continuada da Diversidade

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17ª CRE
Nos dias 20 e 21 de março de 2012, a 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa realizou na UNIJUI, campus Santa Rosa, a Formação Continuada da Diversidade tendo como objetivo proporcionar aos professores da Rede Pública Estadual aprofundamento teórico e metodológico nas diferentes áreas abordadas nas temáticas da Diversidade. Suas atividades vêm em busca da construção de novas perspectivas educacionais sobre as temáticas Cultura Afro-Brasileira, Meio Ambiente, Gênero e Sexualidade, Direitos Humanos, Arte e Cultura no espaço escolar, amparados na legislação vigente. Visando a reflexão o debate, a dinamização da prática docente, onde haja diálogo com as demais disciplinas, para possibilitara adequação das práticas pedagógicas e metodológica, construindo um currículo dinâmico e democrático. No turno da manhã o evento contou com as seguintes palestras: Democratização das Artes e da Cultura no Espaço Escolar: Do Fazer ao Compreender; com Prof. Me. Jonas Tarcísio Reis (SEDUC); Diversidade de Sujeito na Escola, palestrante Anderson Roberto dos Reis; A Importância da Construção de uma Consciência Ambiental e do Desenvolvimento Autossustentável (IFF), com a palestrante Cléria Meller, A presença do Negro na Região Noroeste; com o Historiador Leandro Daronco (IFF), Gênero e Sexualidade com a palestrante Rosangela Angelin (URI) e Líria Andrioli Doutoranda Mestre em Educação e Ciências (UNIJUÍ). Durante a tarde ocorreram oficinas com as temáticas: Música na Escola uma Inclusão Necessária pela Diversidade, com Jonas Tarcísio Reis; Artes Cênicas, com Maria Inês Pedroso; Meio Ambiente, Cléria Meller; Gênero e Sexualidade, Rosangela Angelin e Líria Andrioli, Expressão Corporal com o professor Antônio Miragem (IFF); Diversidade de Sujeito, Anderson dos Santos; Artes Visuais, profª Maria Regina Johan (UNIJUÍ). Diante de todas as temáticas ofertadas entre palestras e oficinas foi possível contemplar os educadores nas suas aspirações em relação à Diversidade que está presente no espaço escolar. Cientes de que é necessário desacomodar e desconstruir paradigmas internos para que possamos entender nossos educandos e tornar o chão da escola um espaço para todos nas suas especificidades de modo democrático na prática docente e cotidiana da nossa Escola.
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