Consulado do Japão investe em escolas gaúchas
Publicação:
As escolas estaduais Toyama e Baependi, na Capital, foram beneficiadas com R$ 220 mil, cada uma, doados pelo Consulado Geral do Japão. O convênio para liberação das verbas foi assinado nesta sexta-feira, dia 9, pelo secretário estadual da Educação, José Fortunati, e o cônsul geral do Japão, Kouhei Nagashima. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Secretaria Estadual da Educação, em Porto Alegre.
Na escola Toyama, os recursos serão empregados na construção de uma quadra coberta multi-uso. A diretora do colégio, Lígia Kogler, afirmou que a obra irá permitir a realização de novas atividades na escola, que possui 347 alunos e é integrante do projeto Escola Aberta para a Cidadania, recebendo mais de 400 participantes por final de semana. A outra escola beneficiada, a Baependi, com 201 alunos, irá construir um prédio com cinco salas de aula e adquirir equipamentos como computadores, televisores e aparelhos de DVD. Com as novas instalações será possível ampliar o atendimento aos estudantes da comunidade, passando a oferecer também turmas de 7ª e 8ª séries.
Durante a solenidade, o cônsul ressaltou a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento da educação. ?O Japão dá prioridade ao ensino fundamental para abrir caminhos e construir uma sociedade mais humana?, afirmou Nagashima.
O secretário Fortunati agradeceu o empenho do governo japonês na qualificação da educação pública gaúcha. ?A parceria com esse país já possibilitou outras obras em escolas estaduais, como a inauguração de um ginásio na Escola Japão e a construção de salas de aula nas escolas Marieta da Cunha e Silva, Humaitá e Oscar Schmitt?, declarou.
O acordo com o Consulado resultou no investimento de R$ 1,4 milhão em cinco escolas estaduais de Porto Alegre, beneficiando mais de três mil alunos. Segundo o cônsul, as obras deverão ser concluídas em quatro meses.