Consulado do Chile homenageia poetisa Gabriela Mistral
Quadro da artista foi entregue em solenidade oficial nesta sexta-feira (20)
Publicação:

A secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, participou, na tarde desta sexta-feira (20), de uma celebração em homenagem à poetisa Gabriela Mistral. A escola de Ensino Fundamental da Capital, que também possui o nome da artista chilena, recebeu um quadro comemorativo aos 129 anos de nascimento da escritora, celebrado no último dia 7 de abril. O evento, promovido pelo Consulado do Chile e pelo Centro Cultural e Social Chileno de Porto Alegre, contou com a presença de estudantes e professores da instituição de ensino.
“O Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação estão extremamente honrados com esta belíssima homenagem. Este é um grande ato pedagógico que traz conhecimento aos nossos alunos e ressalta a figura do patrono que dá nome à escola”, destaca Iara Wortmann.
De acordo com o Cônsul Geral do Chile, Mário Arriagada de Lafuente, é um grande orgulho participar da homenagem de um dos maiores expoentes da literatura chilena. “Quero reiterar minha felicidade de destacar o trabalho de uma de nossas grandes artistas. Agradeço à escola também por carregar o nome dela e levar aos novos estudantes o seu maravilhoso trabalho”, afirma.
Gabriela Mistral
Gabriela Mistral é um dos grandes destaques da literatura chilena, sendo a primeira pessoa a receber um Prêmio Nobel na América do Sul, em 1945.
Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga nasceu em Vicuña, em sete de abril de 1889. Sob o pseudônimo de Gabriela Mistral, ela atuou como poetisa, educadora e diplomata.
Seus poemas tinham foco no amor, tanto romântico, quanto materno e pelo próximo. Seu estilo e poesia foram muito influenciados pelo suicídio de seu noivo, em 1907. Após a premiação, Gabriela começou a ficar conhecida em toda a América Latina.
A história da poetisa tem tanto significado na cultura chilena que, em 1972, o espaço que sediou a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi nomeado como Centro Cultural Metropolitano Gabriela Mistral. O espaço se tornou um ponto de encontro social, artístico e cultural no coração de Santiago e permaneceu assim até 1973. O edifício foi restaurado e em 2010 passou a chamar-se Centro Cultural Gabriela Mistral, ou mais popularmente conhecido como GAM.
Gabriela Mistral morreu no dia 10 de janeiro de 1957 e suas obras são até hoje muito inspiradoras.
Confira mais fotos