Capacitação de educação em direitos humanos
Educadores de Núcleos que atendem a comunidade prisional participaram de evento nesta terça-feira
Publicação:
Nesta terça-feira, 23 de abril, ocorreu no auditório Paulo Freire, no CAFF, um encontro de capacitação de Educação em Direitos Humanos, resultado de Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Educação, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Associação dos Procuradores da PGE (Apergs). Participaram da atividade diretores de escolas, assessores de coordenadorias regionais de educação (Cres), coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores que atuam em Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas) prisionais e comunitários.
No evento, foram realizadas atividades didático-pedagógicas com a proposta de garantir a disseminação e consolidação de uma cultura de direitos humanos, e discutir a implantação das diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos, do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e do parecer nº 126/CEED/2016.
Durante a abertura, o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Barbosa dos Santos, ressaltou a necessidade de um resgate dos valores ligados aos direitos humanos e sua importância para a sociedade.“Trazer esse tema para debate, especialmente no momento em que vivemos, é de extrema importância. Os direitos humanos pertencem a todos e visam proteger a dignidade dos cidadãos. Temos que desconstruir a ideia corrente de que se trata puramente de uma defesa de criminosos”, alerta. Segundo a coordenadora de Diversidade e Direitos Humanos da Seduc, Sônia Santos, os profissionais que atuam diretamente na educação de alunos privados de liberdade precisam receber formação com subsídios legais e pedagógicos. “Com isso qualificamos o processo de ensino e aprendizagem desse público”, ressaltou.
O encontro teve a presença também do coordenador da Comissão de Direitos Humanos da PGE, Jorge Terra; a Presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Marcela de Farias Vargas; a servidora do Departamento Pedagógico da Seduc, Lucia Brito; a especialista em Direitos Humanos e servidora do Departamento Pedagógico da Seduc, Claudia Castro, entre outros.