Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Capacitação apresenta funcionalidades da plataforma Elefante Letrado

Ferramenta, que possui acervo de livros digitais para Anos Iniciais, será disponibilizada para alunos da Rede

Publicação:

elefanteletrado
Encontros do ciclo de formações ocorrerão até o dia 3 de dezembro
Por Isabella Sander

Foi realizada nesta segunda-feira, 30 de novembro, uma live de capacitação na qual foram apresentadas as funcionalidades da plataforma Elefante Letrado. Trata-se de um acervo de livros digitais organizado de forma interativa, levando em consideração a etapa escolar, a idade e o nível de desenvolvimento de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Os encontros do ciclo de formações ocorrerão até o dia 3 de dezembro e envolverão momentos de orientações de acesso às ferramentas e tira-dúvidas. As transmissões serão realizadas sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS e pela página da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Facebook, sempre com mediação da diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto.

A diretora-executiva da Elefante Letrado, Mônica Timm, contou um pouco de sua trajetória antes da capacitação: disse que é professora desde nova, que fez magistério no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre e, nos últimos 17 anos, foi diretora de uma escola privada na capital. “Foi um tempo que mostra que, na maior parte da minha vida, eu me dediquei à formação de professores. Por isso, essa capacitação não será puramente técnica: minha ideia é fazer uma conversa sobre como a gente insere uma ferramenta tecnológica nas práticas de sala de aula”, explica.

Mônica deixou claro que a plataforma, que é um novo ecossistema de leitura, não substitui os livros físicos, mas apresentam ao contexto escolar o livro digital, tão presente no cotidiano hoje em dia. Ela destaca, ainda, que a Elefante Letrado não faz uma classificação estanque dos alunos com base em seu ano escolar. “Nós proporcionamos atividades de acordo com a condição de cada criança”, pontua.

A plataforma criou um algoritmo que analisa como está a aprendizagem da criança e se ela está ou não lendo as obras. A plataforma tem uma gradação de cinco níveis de proficiência, definida a partir de uma contagem de quantas palavras cada criança de cada idade consegue ler, e que considera o tempo que ela leva tanto em leitura oral, como em leitura silenciosa. Este algoritmo aponta, por exemplo, se a criança leu de fato aquele livro ou se só o folheou digitalmente.

Para os próximos encontros, Mônica promete oferecer outras fontes de inspiração sobre como envolver a criança neste novo ambiente de leitura. Ofereceu, ainda, que as escolas estaduais que tiverem interesse em receber a visita do Senhor Elefante – um personagem criado pela plataforma – entrem em contato. “É uma forma de as crianças reconhecerem neste personagem o convite à leitura, para que elas mergulhem neste mundo de possibilidades junto com seus professores”, observa.

Elefante Letrado

Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que disponibiliza um acervo literário e oferece estratégias que criam e desenvolvem o hábito de leitura nas crianças, impactando positivamente no seu amplo desenvolvimento. Além disso, a ferramenta disponibiliza relatórios que fornecem dados sobre o aprendizado, auxiliando professores e gestores a promover a leitura e as boas práticas de ensino. São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais e mais de 400 obras em Inglês.

Confira a programação

01/12 - 10h / Live Árvore - Professores Anos Finais
01/12 - 14h / Live Árvore - Professores Ensino Médio
02/12 - 10h / Tira Dúvidas Elefante Anos Iniciais
02/12 - 14h / Tira Dúvidas Árvore - Anos Finais e Médio
03/12 - 10h / Lançamento aos Estudantes Elefante Anos Iniciais
03/12 - 14h / Lançamento aos Estudantes Árvore Anos Finais e Médio

Secretaria da Educação