Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Câmera Causa na Escola beneficia mais de 300 estudantes de 12 instituições priorizadas pelo Programa RS Seguro

Oficinas de audiovisual visam capacitar professores e estudantes para criação de curtas com dispositivos móveis

Publicação:

Oficinas de audiovisual visam capacitar professores e estudantes para criação de curtas com dispositivos móveis
Crédito: - Foto: Câmera Causa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) promovem, entre os meses de setembro e outubro, o projeto “Câmera Causa na Escola”. As oficinas de audiovisual têm como proposta capacitar professores e estudantes na realização de curtas de ficção, documentários, clipes, reportagens, tutoriais e animações através de dispositivos móveis. Serão beneficiadas, em um primeiro momento, 12 escolas da Rede Estadual de 12 municípios e mais de 300 alunos das instituições priorizadas pelo Programa RS Seguro.

As escolas participantes priorizadas são: Campos Verdes, de Alvorada; Neuza Goulart Brizola, de Cachoeirinha; Landell de Moura, de Bento Gonçalves; Farroupilha, de Farroupilha; Areal, de Pelotas; Engenheiro Roberto Bastos Tellechea, de Rio Grande; Nossa Senhora Aparecida, de Tramandaí; Riachuelo, de Capão da Canoa; Prof. Annes Dias, de Cruz Alta; Emil Glitz, de Ijuí; Jardim Planalto, de Esteio; e Rubén Darío, de Sapucaia do Sul.

Após os encontros presenciais com os realizadores audiovisuais Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor Beal Sant’Anna, onde são abordados conteúdos sobre o audiovisual, professores e estudantes contam com uma consultoria online para ajudar nos projetos e com uma sessão online com a presença de convidados e familiares para a exibição de suas produções.

Conforme um dos realizadores do projeto, Lucas Heitor, a ideia é que os mais 300 estudantes e professores do ensino público estejam capacitados para passar o conhecimento adiante e seguir produzindo trabalhos nesta área.

“É muito importante que a gente consiga capacitar, tanto os professores que estão junto com a gente nas oficinas, quanto os alunos participantes. A ideia é que se multiplique este conhecimento e se passe a prática adiante, para que mais e mais pessoas possam ter a chance de aprender também”, explica.

Para o encerramento do Câmera Causa Na Escola, em dezembro de 2021, está previsto ainda um Festival com todas as produções desenvolvidas durante o projeto. A ideia é que seja dividido em etapas, com escolhas populares e feitas pelo júri, além de contar ainda com premiações concedidas por parceiros e amigos do projeto.

As produções serão exibidas em playlists no canal do Câmera Causa no YouTube e, em breve, no site oficial do projeto que está prestes a ser lançado reunindo os trabalhos anteriores e finalizando esta nova etapa.

Câmera Causa

O Projeto Câmera Causa é um projeto de empoderamento audiovisual que surgiu em 2018 voltado para grupos em vulnerabilidade social, escolas públicas, coletivos e demais projetos sociais que queiram dar mais visibilidade às suas causas. Nas oficinas, os alunos aprendem, de forma dinâmica, a realizar curtas-metragens com seus próprios celulares.

O projeto Câmera Causa na Escola foi contemplado no Edital SEDAC nº 12/2019 - FAC Movimento para a execução em 2021 de 12 Oficinas de Realização Audiovisual.

 

 

 

Secretaria da Educação