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Câmara Temática conhece proposta para Ensino Médio e Sistema de Avaliação

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CDES
Foi instalada na tarde desta quarta-feira (19) a Câmara Temática da Qualidade da Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), com a apresentação, pelo titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, das propostas da Secretaria para a reestruturação curricular do Ensino Médio e do Sistema Estadual Articulado de Avaliação Participativa. As duas propostas apresentadas estão inseridas na agenda de debates da Câmara Temática do CDES-RS. A ideia, explica o secretário Marcelo Daneris, é que, a partir da apresentação desta tarde, os integrantes da Câmara esbocem contribuições a ambos os processos ? reestruturação do Ensino Médio e SEAAP. Os conselheiros devem encaminhar as proposições até o final deste mês. O relatório final estará concluído até 10 de novembro. Azevedo destacou que a proposta para o Ensino Médio considera que o currículo deve avançar conceitualmente, tornando-se mais atrativo para os estudantes, revertendo perdas que chegam próximo a 40% em função de evasão e reprovação. ?Este índice é inaceitável? enfatizou o titular da Seduc, salientando que essas perdas acarretam perdas estruturais. Em relação ao SEAAP, Azevedo frisou que o sistema de avaliação sistêmico será capaz de construir políticas públicas, a partir de um diagnóstico que transcenda aspectos qualitativos. ?A educação precisa trabalhar com processos complexos, sem restringir-se a testes padronizados, ainda que não os exclua, para visando à garantia de educação de qualidade com cidadania?, explicou o secretário. A reunião contou com a participação de conselheiros e convidados. O diretor pedagógico da Secretaria de educação (Seduc), Silvio Rocha, e a assessora técnica do Departamento Pedagógico Rosa Mosna detalharam as propostas aos presentes. Representantes da Superintendência de Educação Profissional (Suepro) e dos diferentes departamentos da Secretaria também participaram da reunião. Ensino Médio A proposta de reestruturação do currículo do Ensino Médio busca responder a dificuldades e proporcionar uma formação sólida para alunos, além de atrair jovens que estão fora da escola e diminuir índices de reprovação e evasão. Atualmente 84 mil jovens de 14 a 17 anos estão fora da escola no Estado. Além disso, segundo estudo realizado pela Seduc, o currículo está dissociado da realidade sócio-histórica, do tempo social, cultural, econômico, e dos avanços tecnológicos da informação e comunicação. SEAAP O Sistema de Avaliação se divide em três pilares: diagnóstico, análise institucional (escolas, CREs e Órgão Central) e análise de indivíduos. Todos as instâncias da rede ? escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Seduc, serão avaliadas, sendo que esta avaliação articula-se com a trajetória dos alunos e com a avaliação de professores. ?No todo, a avaliação permitirá diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos?, destaca o secretário da Educação.
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