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Azevedo conhece maquetes de projetos para escola Waldorf na Capital

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Missão à Alemanha
Os projetos desenvolvidos por alunos do curso de arquitetura da Universidade de Siegen, Alemanha, no último semestre, para a proposta de construção do complexo Escola de Pedagogia Waldorf, em Porto Alegre, foram apresentados nesta sexta-feira (28), ao secretário Jose Clovis de Azevedo em ato realizado no campus da Universidade, em Siegen, Alemanha. Acompanham Azevedo o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Espártaco Dutra, o professor Bernd Fichtner, anfitrião da comitiva brasileira em território alemão e a educadora, pesquisadora e dirigente da Fundação Figueira, Maria Benites. A Fundação Figueira é a responsável pelo projeto de construção do complexo educacional na capital gaúcha. De acordo com Benites, uma área de seis mil metros quadrados, na Zona Sul de Porto Alegre, vai brigar o complexo, que reúne unidades para turmas de educação infantil ao ensino médio, incluindo um centro cultural e de formação de professores. A dirigente da fundação explica que a ideia é começar a implantação do projeto pela construção do centro cultural para uso comunitário e de integração e uso pedagógico por professores e alunos. O projeto é desenvolvido na universidade sob a coordenação do Prof. Ulrich Exner. Vinte estudantes, incluindo universitários brasileiros, vindos da USP (Univerisdade de São Paulo), trabalharam nisso. Dos 15 projetos propostos pela turma, um será escolhido. O prazo para implantação da escola depende da obtenção de recursos e procedimentos burocráticos. O secretário da Educação do Rio Grande do Sul destacou que os projetos trazem para o público elementos de escolas "de sonho". Ele enfatizou que a Secretaria de Estado da Educação trabalha na recuperação da rede física das 2574 escolas e, embora a Seduc não tenha intenção de construir novas escolas estaduais, as intervenções previstas no Plano de Necessidade de Obras (PNO) vão garantir ambientes do século XXI às maiores escolas da rede, àquelas que compõem o PNO. Ele também destacou que nos primeiros anos de gestão a Seduc investiu mais de R$ 230 milhões para recuperar escolas sucateadas. Essas intervenções tiveram caráter emergencial, denotando o estado precário da rede física das escolas estaduais. Pedagogia Waldorf Em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner - filósofo, cientista e artista austríaco - foi convidado por Emil Molt, proprietário da fábrica Waldorf-Astoria, para uma série de palestras para os trabalhadores. Como resultado, os trabalhadores pediram a Steiner que fundasse e dirigisse uma escola para seus filhos. Steiner concordou, sob determinadas condições. Hoje, está presente no mundo inteiro. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, orientada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia. Nela o ser humano é apreendido em seu aspecto físico, anímico (psico-emocional) e espiritual, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e querer. O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes.
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