Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Aula do Letramento Digital ensina a usar Google Chrome e e-mail educacional

Live ministrada pelo professor Márcio Machado mostrou passo a passo o acesso às plataformas

Publicação:

Print feito durante a live, com Márcio Machado apresentando
Márcio Machado ensinou passo a passo como instalar e usar o Google Chrome e como enviar e receber e-mails na conta educacional - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e do Departamento Pedagógico (DP), ofereceu nesta quarta-feira, 29 de julho, a segunda aula do novo módulo do Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. No encontro, o palestrante Márcio Machado ensinou passo a passo como instalar e usar o Google Chrome e como enviar e receber e-mails na conta educacional.

O palestrante, especialista e pós-doutor em Inovação Márcio Machado mostrou as diferentes funcionalidades do Google Chrome, navegador da Google, que facilita o uso de plataformas como o Sala de Aula. Também orientou sobre como enviar e-mails na conta educacional, que é hospedada no Gmail, a partir de atividades de envio com os participantes da live.

“Estamos recebendo feedbacks muito legais de professores que estão chegando pela primeira vez no ambiente digital e de outros que já estão fazendo relatos sobre trabalhos que estão fazendo com os alunos”, comentou Machado. O professor revelou que a maioria das dificuldades reportadas até agora pelos docentes se devia a não estarem logados com o e-mail Educar.

Além do curso de Letramento Digital, será oferecido material didático, com mais de cem vídeo-tutoriais curtos, sobre assuntos e ferramentas diversas. Também passará a funcionar, no decorrer desta semana, uma rede de suporte/tutoria até o final do ano, com uma equipe de mais de 80 pessoas, que responderão a questionamentos das 8h às 22h. Além disso, a cada live do Letramento Digital, é feito, no dia seguinte, um vídeo com um “aulão” de respostas às principais perguntas surgidas naquele módulo.

As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as aulas gravadas para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de setembro, e todas as aulas ficarão gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Confira a programação da semana

30/7 - Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

31/7 - Aulas com Google Meet, Google Agenda e Jamboard (ao vivo)

01/8 - Vídeo gravado com tira-dúvidas pelo canal do Youtube TV Seduc RS

Secretaria da Educação