Atendimento a alunos com superdotação/altas habilidades é tema de formação na Seduc
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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerra nesta quarta-feira (22) formação destinada a professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais, no atendimento a alunos com superdotação/altas habilidades. O encontro é realizado em parceria com a Faders ? fundação estadual responsável pelas políticas públicas a pessoas com deficiência e altas habilidades. O objetivo do encontro, de acordo com a assessora da Equipe de Educação Inclusiva da Seduc, Márcia Cernicchiaro, é instrumentalizar os docentes para o atendimento a esses estudantes.
Nesta quarta-feira, o tema em apresentação aos participantes é ?Estratégias Pedagógicas no Processo Inclusivo do aluno com superdotação/altas habilidades?, com palestra da Mestre Denise Maria de Matos Pereira Lima, da Universidade Federal do Paraná, autora da dissertação ?O Professor Universitário frente às estratégias de identificação e atendimento ao aluno com altas habilidades/ superdotação?, defendida na UFPR em 2011.
Atendimento Educacional Especializado
Na rede estadual de educação, há 751 alunos com altas habilidades/superdotação, matriculados em turmas de ensino regular, de um total de 20.795 estudantes com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento (categoria que inclui a superdotação/altas habilidades). Esses estudantes são atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais, no chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Deficiência e Transtorno Global de Desenvolvimento
De acordo com o Documento Norteador da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (acesse a íntegra ao pé da matéria), de 2008, consideram-se alunos com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros.