Alunos engajados na luta contra o bullying na 24ª CRE
Uso da tecnologia permitiu inovar e construir ferramentas de combate ao problema
Publicação:

Os alunos da Escola Estadual Padre Affonso Diehl, de Segredo, apresentaram nesta terça-feira (28/11) projetos contra o bullying desenvolvidos na escola em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). Os estudantes foram envolvidos em atividades como pesquisas, elaboração de gráficos, apresentações multimídia e produção de vídeos. O resultado foi mostrado na escola pelos alunos no encerramento da oficina dos professores.
O tema escolhido foi o bullying e, a partir dele, as propostas surgiram da atividade prática multidisciplinar orientada pelos professores, que participaram das oficinas de uso pedagógico, com uso dos portais educacionais Educom+ e Educom Tchê, desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 24ª Coordenadoria Regional de Educação.
Conforme o formador referência do NTE, professor Nilzo Paulo Dias Machado, entre as tarefas das oficinas realizadas com os docentes está o desenvolvimento de atividades com os alunos, que reuniram as tecnologias à aprendizagem. Machado relata que a principal conclusão dos alunos foi que há necessidade de intensificar o trabalho contra o bullying na escola. “As constatações foram importantes e vão gerar ações da Cipave, com medidas restaurativas e de combate ao problema. O trabalho resultante das oficinas surpreendeu”, avaliou o formador do NTE.
Dois vídeos sobre o tema foram apresentados pelos alunos e participarão, em 2018, da 10ª Mostra de Vídeos Educacionais da 24ª CRE. Treze professores participaram das oficinas, também desenvolvidas em outras escolas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, com projetos específicos para atender às necessidades de capacitação em cada educandário.
Para a coordenadora da 24ª CRE, Julieta Aparecida de Oliveira, o evento reforça a proposta de igualdade entre alunos. “Os projetos de combate ao bullying são gratificantes porque juntam aprendizado e conhecimento e reforçam os valores”, disse.