Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Aluno do colégio Getúlio Vargas é premiado em concurso de ilustração e desenho em São Borja

Publicação:

Aluno do colégio Getúlio Vargas é premiado em concurso de ilustração e desenho em São Borja
Aluno do colégio Getúlio Vargas é premiado em concurso de ilustração e desenho em São Borja
Por João Flores da Cunha

Um aluno do Colégio Estadual Getúlio Vargas de São Borja, da 35ª CRE, foi premiado no concurso de ilustração e desenho promovido pelo Museu Apparício Silva Rillo – Museu Missioneiro, do mesmo município. O intuito da proposta foi refletir sobre as histórias que construíram São Borja.

O concurso cultural teve como tema “340 Anos, construção de uma história”, para celebrar os 340 anos de São Borja, completados em outubro. Os participantes deveriam expressar, por meio de um desenho, seu olhar sobre a história de São Borja e os personagens que a construíram.

O aluno Luís Fernando Pereira Flores, do 8º ano do Colégio Estadual Getúlio Vargas, respondeu à proposta com um desenho de uma estátua de Rossini Rodrigues, artista plástico local. A obra, que está exposta permanentemente em frente ao Museu Getúlio Vargas, expressa momento de descontração e lazer do ex-presidente Getúlio Vargas, em frente à sua morada, tomando chimarrão.

Luís Fernando utilizou a técnica de grafite em sua obra, dando nuances de luz e sombra, expressando a alegria do ex-presidente em um momento de descanso. São Borja é conhecida como a Terra dos Presidentes, por ser a cidade natal de Getúlio Vargas e de João Goulart.

A diretora da escola, Claudia Matter, afirma que concursos como o promovido pelo museu “estimulam a criatividade dos alunos, enriquecem a reflexão sobre temas que envolvem o resgate histórico do nosso município, o que pode contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância das nossas raízes culturais, resgate esse que poderá desenvolver nos nossos alunos a motivação e o interesse sobre a sua própria cultura, tornando-os cidadãos mais sensíveis e conscientes da importância de suas raízes para preservação da nossa história”.

Secretaria da Educação