Aluno de Jacuizinho é medalhista de ouro em Olimpíada de Língua Portuguesa
Publicação:

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve um gosto especial para a Escola de Ensino Médio Menino Jesus, de Jacuizinho. Isso porque o aluno José Augusto Somavila, do 3º ano do Ensino Médio, conquistou a medalha de ouro na categoria Artigo de Opinião pelo texto A Semente de Ouro. O prêmio foi entregue em cerimônia realizada na última semana, em São Paulo, e contou com a presença dos 152 alunos finalistas, além de familiares dos alunos.
Além de José, a escola contou com outra representante na final da Olimpíada: a jovem Ana Heloísa Buche Gonçalves concorreu na categoria Poesia pela obra No alto do Capitel. Ambos tiveram a orientação da professora Gisele da Rocha, que destacou a conquista de José para a educação pública do Estado.
Conforme o medalhista, a primeira colocação é fruto do comprometimento e dedicação. Ele ainda reforçou que, para chegar até a final, é preciso empenho e conhecimento de grande parte dos conteúdos ensinados em sala de aula.
A diretora da escola, Adriana Fiuza, afirmou que sente orgulho em fazer algo diferente, contribuindo para a educação e, consequentemente, para a vida dos alunos. "Podemos dizer que as coisas só acontecem em um educandário se fizermos um trabalho em conjunto, onde todos contribuem com o mesmo objetivo: o sucesso dos alunos", disse.
A Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promoveu, em 2016, a sua 5ª edição.
Os 152 alunos e professores finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa - 38 por categoria - foram selecionados da Etapa Regional, realizada entre os dias 25 de outubro e 24 de novembro, em quatro cidades diferentes. Os textos finalistas seguiram para a Comissão Julgadora Nacional (CJN), que selecionou os 20 textos vencedores, segundo os critérios de avaliação desenvolvidos pela Olimpíada.