Alimentação é tema do projeto vencedor da MEP 2009 em Erechim
Publicação:
O uso correto de alimentos light e diet e a leitura da pirâmide alimentar foram assuntos abordados pelo projeto vencedor da 6ª Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP 2009), realizada em Erechim. O trabalho ?Educação Nutricional: Pirâmide Alimentar e Alimentos Diet e Light? foi organizado por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro, em Passo Fundo, e participou da mostra organizada pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), realizada entre os dias 26 a 28 de agosto, em Erechim.
O projeto vencedor foi desenvolvido pelas estudantes Suzana Alves Teixeira, Vera Lúcia Luvison da Silva e Atenise de Mattos Machado, com a orientação da professora Kely Scymanski. O trabalho tem o objetivo de esclarecer as pessoas sobre a utilização correta dos alimentos dietéticos e de baixa caloria, apresentando suas diferenças. Também foram apresentadas informações sobre a forma adequada de interpretação da pirâmide alimentar possibilitando um melhor aproveitamento dos dados sobre os grupos alimentares e sua utilização para uma alimentação mais saudável.
Conforme a professora Kely Scymanski, a idéia do trabalho surgiu da necessidade de informar a comunidade escolar na hora da compra de alimentos diet e light. ?Notamos na escola que muitas pessoas nos questionavam sobre esse tipo de alimentação e suas diferenças com os alimentos convencionais, por isso decidimos criar esse projeto com o intuito de orientar na hora da escolha desses produtos e do seu consumo?, explicou.
A mostra realizada em Erechim teve a apresentação de 53 trabalhos desenvolvidos por 156 alunos de 17 escolas técnicas públicas das regiões de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE?s) em Passo Fundo (7ª CRE), Erechim (15ª CRE), Vacaria (23ª CRE), Soledade (25ª CRE) e Carazinho (39ª CRE).
A MEP 2009 foi realizada entre os dias 20 de agosto e 12 de setembro em sete regiões do Estado, envolvendo 352 trabalhos de 972 estudantes em 101 escolas técnicas. Alguns dos trabalhos premiados estão classificados para a 3ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP), programada para acontecer entre os dias 1º e 3 de outubro, em Novo Hamburgo.
Abaixo segue a relação dos trabalhos premiados na MEP 2009 realizada em Erechim:
1º Lugar ? ?Educação Nutricional: Pirâmide Alimentar e Alimentos Diet e Light? da Escola Estadual de Ensino Profissional João de Césaro, em Passo Fundo. Desenvolvido pelas alunas: Suzana Alves Teixeira, Vera Lúcia Luvison da Silva e Atenise de Mattos Machado.
2º Lugar ? ?Profilaxia e Auto-Cuidado das Manicures e Pedicures na Transmissão das Hepatites B e C? da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg, em Carazinho. Desenvolvido pelas alunas: Marlei Otilia de Abreu, Gabrielly Graeff de Souza e Pâmela Taise Boeira Lopes da Rosa.
3º Lugar ? ?Eficiência Energética de Iluminação Pública no Alto Uruguai?, do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, em Erechim. Desenvolvido pelos alunos: Eder Juliano Fávero, Jair Nigolino e Nilton César Carlos.
4º Lugar ? ?Alternativas para uma Alimentação Saudável?, do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, em Erechim. Desenvolvido pelos alunos: Letícia Benica, Paula Cristina da Rosa e Edson da Rosa.
5º Lugar ? ?Evasão Escolar: Responsabilidade de Todos?, do Instituto Estadual Polivalente, em Soledade. Desenvolvido pelos alunos: Carina Chrestani, Tatiane Aline dos Santos Ávilla e Wellington P. de Macedo.
6º Lugar ? ?Responsabilidade Social Empresarial: o Emprego da Agenda 21 na Reconstrução de Bases Sólidas para o Supermercado Orlando de Campinas do Sul?, do Instituto Estadual João XXIII, de Campinas do Sul. Desenvolvido pelos alunos: Kauana Cristina Galon Dall? agnoll, Nandara Maiza Nazzari e Sheila Baptista Nunes.
7º Lugar ? ?Mais Vida, Aroma e Sabor na Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé?, da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé, em Guaporé. Desenvolvido pelos alunos: Angélica Irena Mallmann, Monique Dametto Rui e Rafael Eduardo Dal Moro.