3º Festival Estudantil Curtas na Escola premia talentos do cinema

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira, 29 de novembro, o salão de atos da Unijuí, em Ijuí, recebeu a cerimônia de premiação do 3º Festival Estudantil Curtas na Escola. Participaram da competição 100 filmes de escolas estaduais de abrangência da 36ª CRE, municipais e particulares do município.

Foram entregues 40 troféus nas categorias, infantil, infanto-juvenil e juvenil, nos gêneros Animação, Documentário e Ficção, após avaliação de júri composto por 35 componentes de diversos estados do País. Ainda, foram destacados o melhor ator, melhor atriz, melhor edição/áudio, melhor roteiro e melhor filme escolhido por júri popular no Youtube. Para a construção das produções, os alunos receberam desde março oficinas preparatórias, onde foram abordados temas como elaboração de roteiro, captação de imagens, produção e edição dos filmes, até a finalização.

Para o Coordenador da 36 ª CRE, Claudio Souza, a meta para 2020 é a ampliação do festival. ”Recebemos um desafio do secretário estadual de Educação, Faisal Karam, para tornar o festival um projeto estadual no próximo ano. Eliminatórias serão realizadas nas Coordenadorias Regionais de Educação e a festa de premiação em Ijuí, já que a iniciativa nasceu aqui”.

Trabalhado como um projeto pedagógico que aborda temáticas estudadas em sala de aula por meio do uso da tecnologia, comunicação e criatividade, o nível das produções orgulhou os responsáveis pela ação.
“Nesta edição percebemos uma qualidade impressionantes dos curtas. É algo que tende a evoluir nos próximos anos, exatamente pela preparação que os alunos e professores recebem”, ressalta o coordenador do NTE da 36ª CRE, Gilmar Fabrin, um dos responsáveis pelo projeto.