Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

2º Seminário Estadual da Cipave+ destaca a saúde mental na pandemia e ações para evitar casos de violência nas escolas

Ciclo de lives começa nesta segunda (12) e segue até 21 de julho, sempre a partir das 14h, pelo canal do Youtube da Cipave+

Publicação:

0ab7d0b3 374a 4ead 8588 28e75ef49e7b
Crédito: - Foto: Cipave+
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, a partir desta segunda-feira, 12 de julho, o 2º Seminário Estadual do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+). A ação, que segue até 21 de julho, comemora os 9 anos de atuação do programa destacando o tema da saúde mental nas escolas, a construção dos círculos de paz e propõe o debate, entre os diversos órgãos públicos nas áreas de educação e segurança, sobre os casos de violência nas escolas. Em função da pandemia, desta vez, serão realizadas lives, sempre a partir das 14h, pelo canal do Youtube da Cipave+.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

A coordenadora estadual da Cipave+, Maria Luísa Giacobbo, destaca a importância da data: “Desde a sua criação, há 9 anos, as escolas estaduais aderiram ao programa e implantaram sua Cipave+.  Todas atuando de forma preventiva para reduzir os índices de violência escolar, disseminando a construção da cultura de paz e planejando ações com a participação de todos envolvidos no processo educacional”, afirma.

Ainda, de acordo com Maria Luísa Giacobbo, o impacto da pandemia na saúde mental da comunidade escolar será um tema abordado de forma ampla pelos convidados. “Teremos a participação de membros de diversas entidades como a Polícia Civil, representantes da UFRGS e especialistas das áreas da educação, segurança e saúde. Eles irão trazer informações pertinentes sobre o atual momento em que vivemos e os desafios que temos pela frente”, reitera.

Cronograma

12/07 - Educação Ambiental na Prática – Mantenedouro de Fauna São Braz Santa Maria – Polo Regional 6

15/07 - Projeto Muda Mundo – Christiane Ostermann- Porto Alegre- Polo Regional 2

16/07 - Saúde Mental na Escola – Dra. Ângela Marin – Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educacionais e Sociais (NEFIES) da UFRGS- Polo Regional 1

20/07 - A Arte de Facilitar- Conhecendo os Círculos de Construção de Paz – Professora Cristiane Rui Dias- Porto Alegre- Polo Regional 3

21/07 - Programa Mediar e Galera do Bem- Polícia Civil- Porto Alegre – Polos Regionais 4 e 5

f461fe18 d51f 417c a68c 429c4405f413
Crédito: - Foto: Cipave+

Cipave+

 A Secretaria da Educação, por meio do Programa CIPAVE+ (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em parceria com as demais secretarias de governo, busca orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar.

As Comissões têm o intuito de identificar situações de violência e de acidentes, bem como suas causas, definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; averiguar a circunstância; planejar e recomendar formas de prevenção; e formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo.

Secretaria da Educação