2º Encontro dos Círculos de Pais e Mestres de 2019 reúne cerca de 100 representantes da comunidade escolar

Evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (23) no Auditório Paulo Freire

A presidente da ACPM-RS, Carla dos Anjos,foi a responsável por conduzir os trabalhos desta segunda-feira (23) - Foto: Lucas Nogare

A Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul (ACPM-RS) promoveu, nesta segunda-feira, 23 de agosto, o 2º Encontro de CPMs de 2019.   O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), reuniu cerca de 100 representantes de todo o Estado e disponibilizou orientações sobre a legislação, a movimentação dos recursos financeiros, o Estatuto da entidade e a efetiva participação das famílias na escola.

De acordo com a presidente da ACPM-RS, Carla dos Anjos, a integração entre a escola, a família e poder público é fundamental para promover o aperfeiçoamento do conhecimento e a formação de cidadania dos estudantes. “O Círculo de Pais e Mestres é um importante espaço de atuação da sociedade civil nas questões educacionais. Por isso, se faz necessário o devido cumprimento da legislação que ampara esta participação da comunidade escolar”, destaca.

Círculo de Pais e Mestres (CPM)

O Círculo de Pais e Mestres é uma entidade jurídica sem fins lucrativos, representativa das escolas públicas, composta por membros da comunidade escolar.

O órgão tem o objetivo de proporcionar a participação da família na escola, gerir recursos transferidos por órgãos federais, estaduais e municipais e advindos de doações da comunidade, fomentar atividades pedagógicas, auxiliar na manutenção e conservação física da instituição de ensino, além de prestar contas das verbas repassadas, arrecadadas ou doadas.