19ª CRE promove encontro sobre os desafios do Ensino Híbrido

Formação Pedagógica busca capacitar professores da rede estadual

Formação continuada ocorre na quinta-feira
Formação continuada ocorre na quinta-feira - Foto: Divulgação

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento, promove, nesta quinta-feira, 10, às 15h, mais um encontro do Programa de Formação Pedagógica Continuada 2021. A palestra “Capacitação Docente: Sindemia Covidica e as dificuldades do Ensino Virtual” é uma parceria com o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento será ministrado pelos pesquisadores Vinícius Britto Moraes, Bruno Strapazon, Verônica Porto Gayer, Lúcia Fialho e Maribel Andrade.

O termo “Sindemia”, cunhado pelo médico americano Merrill Singer em 1990, busca um olhar mais amplo para as doenças, explorando as consequências gerais delas. Segundo a coordenadora regional, Ana Alice Campagnaro, essas capacitações são essenciais, especialmente na região de abrangência da 19ª CRE. “Através da formação continuada iremos promover um ensino de qualidade”, reflete ela, que considera ainda que as mudanças suscitadas pelo distanciamento social e pela pandemia de Covid-19 serão duradouras. “Houve uma transformação metodológica educacional. As escolas precisaram se adequar de maneira urgente. A tecnologia, por outro lado, demonstrou sua eficácia aos que possuem acesso e domínio. Ela foi introduzida na educação como uma ferramenta a mais, de extrema importância, que acreditamos que veio para ficar, uma espécie de revolução tecnológica na educação, nas escolas e no ensino”.

Ela destaca também a importância das parcerias público-privadas e com outras instituições de ensino. “Estamos sempre fazendo colaboração com as universidades e as empresas da região”, garante.