VAMO PRA CIMA: Samuel da Cunha, de Biologia, e Gustavo Reis, em Matemática, deram show na TV Seduc
Publicação:
Na edição do Vamo pra Cima desta terça-feira (3/9), a aula dupla de biologia e matemática mobilizou os estudantes da rede estadual. Em parceria com a ONG Embaixadores de Educação, a campanha de preparação para o ENEM 2024 é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc), com a transmissão de lives ao vivo no canal TV Seduc RS, no YouTube. Quem comandou a programação foram os professores Samuel da Cunha, de Biologia, e Gustavo Reis, em Matemática.
O aulão começou às 19h30, com Samuel da Cunha abordando temas como ecologia, citologia, bioquímica e saúde pública, sempre a partir de conexões com o dia a dia. Durante a aula, o professor detalhou questões envolvendo as interações dos vírus com o meio ambiente, a cadeia alimentar, os impactos ambientais das mudanças climáticas, além de explicar sobre tipologia de espécies de animais e especificidade da genética. “Eu quis trazer os assuntos mais importantes do ponto de vista do ENEM”, enfatizou Samuel, que é mestre em parasitologia e possui mais de 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, Biologia com Samuel Cunha.“Eu sou gaúcho, de Pelotas, e quando descobri que iria participar, fiquei feliz da vida”, afirmou.
#VAMOPRACIMA ENEM 2024 | AULÃO 3 |
#VAMOPRACIMA ENEM 2024 | AULÃO 3 | Crédito: TV Seduc RS
Às 20h30, Gustavo Reis assumiu a aula de Matemática, focando em estratégias para a interpretação dos enunciados nas provas do ENEM. Entre as dicas do professor, ele explicou que um dos melhores método de resolução é fazer uma primeira leitura cuidadosa das provas, percebendo o contexto de cada enunciado e, em seguida, identificando os dados quantitativos e o ponto central da questão.
Conhecido por seu canal Estude Matemática, com mais de 700 mil inscritos, Reis compartilhou com os estudantes sua motivação em participar do evento. “Por ter testemunhado tudo o que aconteceu em maio, eu tinha que estar aqui integralmente, não poderia me furtar como gaúcho que sou, para estar aqui integralmente”.
Ele ainda reforçou que um bom resultado na prova de Matemática é decisivo para alavancar a pontuação dos candidatos no ENEM. “Já houve instâncias em que aqueles que gabaritaram Matemática fizeram mais de mil pontos. Temos objetivo de fazer uma prova que sirva como razão para o nosso entusiasmo. Ir bem em matemática é uma coisa que faz a gente querer contar para todo mundo. Pensem na história maravilhosa que vocês podem ter a chance de contar: não teve pandemia nem a maior tragédia climática para me segurar, ainda assim arrebentei no ENEM “, motivou o professor.
O programa VAMO PRA CIMA tem como objetivo preparar os estudantes da rede pública gaúcha para o ENEM 2024, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. A rede pública do estado atingiu um recorde histórico de 89,4% dos estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos para o exame deste ano. A Seduc busca, agora, mobilizar e garantir o máximo de participação e aprovação nas provas, incentivando a continuidade do ensino.
A ONG Embaixadores da Educação, parceira da Seduc neste projeto, foi fundada em 2013 por jovens egressos de escolas públicas que, insatisfeitos com a realidade da educação, decidiram agir para transformar o cenário. Desde então, a organização já impactou mais de 265 mil alunos em todo o Brasil, promovendo eventos como o "Crie o Impossível", que tem o objetivo de inspirar e empoderar estudantes de escolas públicas.