Última reunião de 2025 do Ciclo de Governança da Educação apresenta avanços no acompanhamento dos indicadores
Encontro reforçou alinhamento entre Governo do Estado, Seduc e Coordenadorias Regionais para a melhoria contínua dos resultados
Publicação:
As lideranças educacionais do Rio Grande do Sul participaram, na tarde desta quarta-feira (26/11), da última reunião do ciclo de governança da educação de 2025. Realizado no Palácio Piratini, o encontro reuniu o governador Eduardo Leite, a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, a secretária adjunta, Stefanie Eskereski, coordenadores regionais e equipes técnicas da Seduc para acompanhar a evolução dos quatro indicadores estratégicos da rede estadual: execução do Agiliza, aulas dadas, frequência e notas.
Durante a abertura, a secretária Raquel reforçou o compromisso do Estado com uma gestão articulada, baseada em evidências e voltada ao aprendizado dos estudantes.
“Encerramos o ano com sinais importantes de avanço, mesmo diante do impacto da enchente de 2024. Os dados preliminares do Saeb indicam níveis históricos de participação. Também observamos turmas com 100% de presença, resultados inéditos. Tudo isso reforça que, apesar dos desafios, estamos entregando melhorias estruturais, pedagógicas e de gestão, sempre focando no essencial: alunos presentes, aulas acontecendo e aprendizagem acontecendo de fato”, enfatizou.
Em seguida, a secretária adjunta Stefanie Eskereski apresentou a visão geral dos indicadores, destacando avanços, desafios e prioridades para o próximo ciclo.
“Nesta avaliação conjunta de outubro e novembro, o Agiliza segue sendo o indicador de melhor evolução desde o início do ano. Nenhuma Coordenadoria Regional de Educação (CRE) hoje tem mais de 20% das escolas com execução inferior a 50%, e entre as escolas de apoio intensivo esse número cai para apenas 2%. Isso reflete o trabalho consistente das regionais e o compromisso das equipes com monitoramento, evidências e gestão. Nosso foco continua sendo em usar os indicadores como orientação e agir intensivamente para garantir que todas as metas continuem avançando”, explicou.
Trabalho de coordenação aprimora a execução dos recursos do Agiliza na 4ª CRE
A primeira rodada de apresentações trouxe os resultados do indicador de Execução do Agiliza, com destaque para o trabalho desenvolvido pela 4ª CRE, de Caxias do Sul. A coordenadora Cristina da Silva Boeira compartilhou as estratégias adotadas para qualificar os processos e apoiar as escolas na implementação das ações.
“Quando assumi a coordenadoria, iniciamos um diagnóstico profundo para compreender nossas equipes, as escolas e as dificuldades de monitoramento. Havia uma cultura de guardar recursos, o que exigiu diálogo, presença e acompanhamento próximo. Conforme as equipes entenderam que o investimento é pedagógico, os resultados começaram a aparecer (saímos de índices preocupantes para apenas 6% das escolas abaixo da execução). Hoje, com visitas constantes, apoio técnico e mudança de cultura, avançamos de forma consistente e seguimos trabalhando para fechar o ano com 100% das escolas executando seus recursos”, relatou.
Acompanhamento e registros de aulas dadas na 8ª CRE
No indicador de Aulas Dadas, a 8ª CRE, de Santa Maria, foi reconhecida pela consistência das ações que garantiram maior regularidade e completude da carga horária. O coordenador José Luis Viera Eggres detalhou as práticas adotadas pela regional.
“Quando identificamos que muitos professores não tinham a cultura de registrar diariamente as aulas, iniciamos um trabalho contínuo para mudar essa conduta e fortalecer o acompanhamento. Com o uso do Módulo Gestor, formações para equipes diretivas e visitas técnicas semanais, passamos a monitorar cada unidade em tempo real. Organizamos grupos de trabalho, ampliamos o suporte às escolas e responsabilizamos focais por turno. Com esse esforço integrado, conseguimos avançar mês a mês e estamos muito próximos de alcançar 100% das aulas registradas”, destacou.
Ações conjuntas melhoram a frequência escolar na 18ª CRE
A 18ª CRE, de Rio Grande, foi destaque no indicador de Frequência. A coordenadora Luciana Silveira Dias relatou como o trabalho integrado com gestores, professores e equipes pedagógicas tem fortalecido a busca ativa e o acompanhamento sistemático dos estudantes.
“Quando identificamos a frequência como ponto de atenção em setembro, iniciamos ações pontuais para reverter o cenário. As escolas aplicaram pesquisas para entender, pela voz dos alunos, os motivos da infrequência e lançamos o projeto Resgate da Frequência, com visitas presenciais da psicóloga e da assistente social às unidades com maiores desafios. Intensificamos reuniões com diretores, líderes estudantis e equipes pedagógicas, promovemos trocas de experiências entre escolas e fortalecemos planos de ação. Esse conjunto de estratégias permitiu uma virada importante, trazendo a regional para um patamar acima da média da rede”, pontuou.
Busca ativa e acompanhamento são práticas de destaque em escola de Pantano Grande
No eixo de Notas, a Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande, apresentou as estratégias que contribuíram para o avanço dos resultados. A diretora Tatiane Eidt compartilhou as práticas desenvolvidas com a equipe escolar.
“Após um primeiro trimestre com alto número de reprovações, reorganizamos todo o trabalho pedagógico para reverter o cenário. Mapeamos aluno por aluno, identificando habilidades não atingidas, e passamos a atender individualmente os professores, revisando planejamentos e estratégias. Chamamos também as famílias e realizamos busca ativa, fortalecendo o vínculo com a comunidade escolar. Com esse acompanhamento intenso e mudança de rota, conseguimos melhorar a frequência, reorganizar práticas e projetamos chegar a cerca de 95% de aprovação ao final do ano letivo”, explicou.
Encerrando o encontro, o governador Eduardo Leite destacou a importância dos indicadores como instrumento de gestão e responsabilidade compartilhada.
“Os indicadores nos ajudam justamente a entender onde precisamos apoiar mais e onde temos boas práticas a expandir. Seguimos dedicados a oferecer condições para que as escolas consigam desenvolver seu trabalho com qualidade e foco na aprendizagem. Ainda há desafios, mas temos caminhado com responsabilidade, diálogo e compromisso coletivo para garantir o melhor para os nossos estudantes”, afirmou.
Ao longo de 2025, as reuniões do ciclo de governança da educação se consolidaram como um dos espaços centrais de monitoramento e tomada de decisão na rede estadual. Mensalmente, equipes da Seduc, coordenadores regionais e o próprio governador analisaram indicadores, debateram desafios e pactuaram ações, fortalecendo a cultura de gestão baseada em evidências.
O encerramento deste ciclo marca um modelo de gestão que aproxima governo e escolas, orienta prioridades e contribui para melhorar a aprendizagem dos mais de 700 mil estudantes da rede estadual.