Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Trilha Online destaca Gestão Financeira

Encontro desta terça-feira (30/6) teve como palestrante o especialista em Gestão Financeira Marcelo Silva

Publicação:

Imagem de Marcelo Silva durante a live
Marcelo Silva é contador e professor universitário - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Sebrae-RS, apresentou, na tarde desta terça-feira (30/6), o 1º Encontro de Gestão Financeira. O evento, que faz parte da Trilha Online Gestão na Educação, teve como palestrante o professor Marcelo Silva, especialista em Gestão Financeira, que repassou a legislação existente envolvendo finanças nas escolas e trouxe dicas de bibliografia a respeito. Confira o vídeo aqui.

Silva abordou aspectos operacionais da Gestão Financeira, com a descrição do que é gestão e autonomia financeira, englobando o processo de prestação de contas dos programas que são fonte dos recursos financeiros. A apresentação também tratou da movimentação financeira da escola e do controle patrimonial.

“Muitos dos casos, quando há detecção de erros e fraudes envolvendo a prestação de contas, não são fraudes, e sim erros. Ou seja: a pessoa desejou algo mas, na hora de formalizar, cometeu um equívoco. Precisamos aprender como são os processos para não termos retrabalho”, destaca o profissional.

Trilha Online Gestão na Educação

Iniciativa da Seduc com realização do Sebrae, a Trilha, que segue até o dia 24 de julho, é destinada às equipes diretivas das escolas da Rede Estadual, coordenadores regionais de Educação e para os diretores e coordenadores dos departamentos da Seduc. A ação visa promover encontros on-line com especialistas e profissionais em gestão para qualificação da administração escolar.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Secretaria da Educação